Rosário

Detentos são beneficiados com projeto de ressocialização em Rosário

Internos de Rosário recebem capacitação profissional e têm acesso a educação de qualidade; eles também participam de cultivo de hortaliças para consumo na Unidade Prisional do município e aprendem a confeccionar peças artesanais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56
Internos da UPR participam de programa educacional, iniciado desde 2014, em parceria da Sejap com Prefeitura
Internos da UPR participam de programa educacional, iniciado desde 2014, em parceria da Sejap com Prefeitura (Internos)

Rosário - Internos da Unidade Prisional de Rosário (UPR) passaram a enxergar a vida de outra forma depois que começaram a ser beneficiados por programa de ressocialização que lhes oferecem oportunidades de estudos, e ainda, desenvolverem suas habilidades com o artesanato e o cultivo de hortaliças.

Iniciado em 2014 e resultado de parceria da Secretaria de Estado de Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) com a Prefeitura de Rosário, o projeto é pioneiro no Maranhão e visa ocupar o tempo ocioso dos internos, levando-os a desenvolverem atividades produtivas e construtivas para vida de cada um.

Cerca de 47% dos internos executam trabalhos artesanais, cultivam hortaliças e se dedicam aos estudos na UPR. Iniciativas como essa, demonstram a preocupação da atual administração municipal, que oferece estrutura de qualidade. Além disso, valoriza ações como essa voltada ao sistema carcerário.

Internos - Atualmente, 30 internos já foram beneficiados com o Programa Brasil Alfabetizado, fazendo a diferença com ações de ressocialização, que acabam com o ócio, ocupam e valorizam os internos e resgata da vida do crime.

A oficina de artesanato é uma iniciativa de um dos internos, a horta é cultivada por eles que diariamente fazem a manutenção e cultivo das hortaliças, entre outros vegetais que são colhidos e consumidos na UPR, tanto pelos apenados quanto pelos servidores.

São 17 internos matriculados no Ensino de Jovens e Adultos (EJA). As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, no período vespertino. São oferecidas as disciplinas de Português, Matemática, Geografia e História. Além disso, a Prefeitura oferece estrutura de qualidade, como sala de aula adequada, carteiras escolares, material didático e professor treinado para desenvolver o trabalho.

MAIS

A Prefeitura de Rosário também oferece à população a Casa Acolhedora, um espaço que oferece tratamento a pacientes em situação de abandono, causada por álcool e outros entorpecentes e o Centro de Atenção ao Idoso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.