Vôlei feminino

Brasil bate a Bélgica sem susto no vôlei feminino

Seleção Brasileira feminina se mantém invicta no Grand Prix conquistando sua quarta vitória; hoje a adversária é a Tailândia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57
Jogadoras da Seleção Brasileira de vôlei comemoram ponto na vitória contra a Bélgica por 3 x 0 em SP/Divulgação/CBV
Jogadoras da Seleção Brasileira de vôlei comemoram ponto na vitória contra a Bélgica por 3 x 0 em SP/Divulgação/CBV (Brasil volei )

São Paulo - Sem sustos, a Seleção Brasileira feminina de vôlei bateu a Bélgica pela segunda rodada do Grand Prix. No ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, José Roberto Guimarães apostou em uma equipe cheia de novatas e fez 3 sets a 0 na equipe europeia (25-17, 25-16 e 25-25-14).

Foi a quarta vitória do Brasil em quatro jogos na atual edição do Grand Prix. Na primeira etapa, na Tailândia, a seleção de José Roberto Guimarães já tinha batido Sérvia, Tailândia e o Japão, única seleção que conseguiu roubar um set da equipe verde-amarela.
Dessa forma, a seleção permanece na liderança geral com 12 pontos, mesma pontuação da China. Os EUA, que também podem chegar à terceira vitória, enfrentam a Rússia fora de casa. O Brasil, até domingo, completará a segunda etapa com duelos contra Tailândia e Alemanha, sempre em São Paulo, no ginásio do Ibirapuera.

Depois, parte desse grupo de jogadoras embarca para Toronto, no Canadá, para a disputa dos Jogos Pan-Americanos. A participação da seleção começa no dia 16 de julho.

Fases do jogo - Mais que o peso das adversárias, importa qual seleção conseguiu os resultados. Um ano antes das Olimpíadas, o técnico Zé Roberto promoveu um rodízio na sua equipe e deixou algumas titulares de fora. Por precaução, Thaisa, Sheilla e Fabiana ficaram foram do calendário curtindo férias maiores e fazendo uma preparação especial.


A ideia é dar rodagem para jogadoras menos experientes, como Gabi, Carol e Joicinha. Por exemplo, elas ficaram em quadra durante quase toda a partida, enquanto a veterana Jaqueline viu quase tudo do banco, entrando somente no fim do segundo set. Das titulares campeãs olímpicas em 2012, só Fê Garay estava em quadra no começo, na condição da capitã, sendo substituída justamente por Jaqueline.

A formação mais inexperiente começou sofrendo com a forte defesa das belgas, que chegaram a abrir vantagem no começo da primeira parcial. A inspiração de Carol e Gabi, maiores pontuadoras do jogo, e os erros da levantadora rival, no entanto, ajudaram o Brasil a virar o set para 25-17.

Embaladas e apoiadas pela torcida, as meninas tiveram vida bem mais fácil no segundo set, fazendo 25-16 para abrir a vantagem. No terceiro set, Zé Roberto aproveitou a folga no placar para colocar Natália, que ainda não está com 100% das condições físicas, em quadra. A ponteira sacou bem e fechou o jogo com 25-14.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.