Basquete 3 x 3

Basquete 3 x 3 continua no Pátio Norte Shopping

Evento, promovido pelo Grupo Mirante e pelo Instituto Nós da Comunidade, terá quatro equipes em ação em disputa com início às 20h; disputa promete emoção

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57
Lance de partida disputada na quinta-feira na abertura do evento/Biaman Prado
Lance de partida disputada na quinta-feira na abertura do evento/Biaman Prado (basquete 3 x 3)

Quatro equipes disputam hoje, a partir das 20h, no estacionamento do Pátio Norte Shopping (Estrada de Ribamar), a etapa semifinal do torneio Basquete 3x3, competição promovida pelo Grupo Mirante, em parceria com o Instituto Nós da Comunidade. Haverá também hoje a fase eliminatória do concurso de enterradas. A final dos torneios de arremessos de três pontos, de habilidades e do concurso de enterradas será disputada amanhã, às 19h30, antes da final do Basquete 3x3. A entrada para o público é franca.


O Basquete 3x3 mobilizou 21 equipes nas categorias Sub-18 e + 18 anos: 16 times no torneio masculino e cinco no feminino. Desde quinta-feira, as feras da modalidade vêm mostrando talento e desenvoltura com a bola na mão em um espaço montado especialmente para a competição. Entre os 84 jogadores, há muitos com experiência no basquetebol profissional maranhense e brasileiro, além de atletas com carreiras promissoras no 3x3.


Um dos polos de basquete de rua de São Luís, o bairro do Bequimão levou para o torneio cinco times masculinos e três femininos. “Não moro no Bequimão, mas nos reunimos lá para jogar. A competição está muito bem organizada. Gostaria que houvesse mais torneios como este”, disse a armadora da equipe BBC, Alanna Rodrigues.

Entre as jogadoras, há uma com DNA de campeã: Jessica Castro, prima da lateral/armadora Iziane Castro. “Adoro basquete, disputo competições em quadra, torneio universitário e adoro basquete 3x3. Acho que o basquete está no sangue da família; no meu caso, é por diversão e para manter a forma física. Não sou profissional como a minha prima [Iziane], que, para mim, é o meu maior ídolo no esporte”, afirmou.

Interação – Além da competição, o Basquete 3x3 tem atividades esportivas e recreativas, que visam proporcionar troca de experiências e interação entre os participantes para incentivar a prática do esporte de rua. “A iniciativa do Grupo Mirante é muito boa, o evento está sendo um verdadeiro sucesso. A prova disso é a grande quantidade de equipes inscritas e a arquibancada completamente lotada”, avaliou a coordenadora de eventos do Grupo Mirante, Cristina Almeida.

O coordenador do Instituto Nós da Comunidade, Edilson Diniz, o Preto Deco, destacou a importância de se promover atividades de inserção do esporte e da cultura na periferia de São Luís e outras cidades. “Sem o Grupo Mirante, não conseguiríamos promover um evento deste porte. Atividades como o Basquete 3x3 ajudam a afastar os jovens das drogas e da criminalidade”, observou.

FORMA DE DISPUTA

Nascido nas ruas dos Estados Unidos, o basquete 3x3 é uma modalidade esportiva que consiste em um grupo de quatro jogadores, sendo três titulares e um reserva. O jogo utiliza meia quadra de basquete; a partida dura, em média, 10 minutos. O time vencedor é aquele que consegue alcançar 21 pontos ou que mais pontuar antes do término da partida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.