Saúde

Fisioterapia durante a gravidez traz benefícios para mães e bebês

Exercícios específicos podem ser feitos antes e depois do parto, aliviando dores e ajudando a prevenir ocorrência de doenças

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57
(gravidez)

A reta final da gravidez pode provocar inchaço, dores na lombar e certo desconforto físico para as gestantes em função das mudanças físicas e hormonais que marcam o período. Muitas vezes, as dores podem aparecer desde o início da gestação devido a alterações posturais anteriores à gestação. O que nem todas as mamães sabem é que a fisioterapia durante a gravidez e após o parto pode aliviar esses sintomas, promovendo bem-estar tanto para a mãe quanto para o bebê.
De acordo com a fisioterapeuta Ana Paula Dellalibera Vaz, da Life Clínica, existem hoje exercícios específicos para gestantes que previnem, tratam e reabilitam possíveis disfunções, dores e lesões. “Os exercícios com a musculatura do períneo preparam o corpo da mãe para o parto e previnem problemas como a incontinência urinária de esforço, por exemplo, que podem ocorrer devido ao aumento da pressão sobre o assoalho pélvico pelo crescimento do bebê. Outros exercícios específicos ajudam na prevenção da diabetes e hipertensão gestacional”, afirma a fisioterapeuta.
Dentre as atividades, os mais frequentes são alongamentos, fortalecimento, exercícios aeróbicos e consciência corporal, que proporcionam a correção da postura e melhoram a circulação sanguínea. “Esses exercícios vão aliviar a gestante em momentos de câimbras, inchaço, falta de ar e dores que ela possa ter ao longo da gravidez. Alguns movimentos, que são aprendidos com ajuda de um profissional, podem ser repetidos em casa, em momentos de desconforto”, orienta.

Dores - A fisioterapia também pode auxiliar nos momentos de dores agudas na coluna, muito frequentes na gestação, através da terapia manual (técnicas de massagens) e termoterapia (calor e frio superficial) uma vez que, a gestante não pode recorrer a medicamentos para dor e anti-inflamatórios com frequência. “A Drenagem Linfática também é uma técnica de massagem muito importante para a gestante, pois ajuda a prevenir e tratar os inchaços, controlar a retenção de líquidos e promover bem-estar geral”, orienta Ana Paula.
No pós-parto, o indicado é fazer drenagem linfática, exercícios perineais, conscientização postural e alongamento. Vale ressaltar que, antes de iniciar a prática dos exercícios, a gestante precisa consultar o obstetra que acompanha a gravidez. “Cada mulher é única, portanto, recebe uma série de exercícios específicos, com diferentes intensidades e frequências, respeitando o desempenho físico e o tempo de gestação”, finaliza Ana Paula.
“Essas atividades, além de aumentarem a autoestima da mãe, diminuem o risco de depressão pós-parto e fortalecem a musculatura, já que os cuidados com o bebê também exigem disposição extra da mãe”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.