Eleições 2016

Três vereadores de São Luís trocarão de partido

Osmar Filho e Francisco Chaguinhas (ambos do PSB) e Marquinhos Silva (PRB) já estudam novos caminhos partidários visando à disputa eleitoral do próximo ano

Carla Lima / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57
(Osmar Filho)

As movimentações para troca de partido ainda continua na Câmara Municipal de São Luís. Pelo menos, três vereadores poderão mudar de partido até setembro deste ano, data limite para troca de legenda para quem quer disputar as eleições de 2016. Marquinhos Silva (PRB) além de Osmar Filho e Francisco Chaguinhas (ambos do PSB) já estudam deixar suas legendas.

Marquinhos Silva já vem reclamando dos problemas internos no PRB desde as negociações para composições das eleições do ano passado. Ainda em 2013, o parlamentar reclamava dos rumos que estava tomando o partido sem que membros da sigla fossem ouvidos.

Os problemas internos parecem ter persistido e por isso, Marquinhos Silva já estuda deixar a legenda e buscar novo espaço para disputar a reeleição no próximo ano. Sobre sua saída do PRB, o vereador disse que analisa a conjunta política e até agosto já terá resolvido o seu novo destino partidário.

“Somos da base do prefeito de São Luís, apesar de ter pouquíssimo prestigio nessa administração, e por não saber se o partido seguirá com Edivaldo, já há a possibilidade de buscarmos outra legenda”Francisco Chaguinahs, vereador

“Eu ainda to analisando a conjuntura política, mas até agosto eu resolvo um outro partido”, afirmou Marquinhos Silva.

O destino do parlamentar poderá ser o PCdoB. Há movimentações da legenda para aumentar seus quadros no legislativo municipal já que dos dois vereadores que elegeu em 2012, o PCdoB agora tem somente um porque expulsou a vereadora Rose Sales – agora no PP – devido às constantes críticas da parlamentar a gestão do prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PTC).

Outro vereador que poderá fazer parte dos quadros do PCdoB é o líder da Prefeitura de São Luís na Câmara, Osmar Filho. Ele deve deixar o PSB devido a possibilidade da legenda deixar de apoiar o prefeito da capital e se aliar a deputada federal, Eliziane Gama (PPS), pré-candidata a prefeita de São Luís.

Sobre a saída de Osmar Filho dos quadros socialistas, o presidente municipal da sigla, senador Roberto Rocha diz desconhecer quaisquer movimentações do líder de Edivaldo Júnior . “Sou presidente municipal do PSB, onde ele é filiado, e não sei de nada”, afirmou Rocha.

Outro membro do PSB que deverá deixar a legenda é o vereador Francisco Chaguinhas. Segundo o vereador, o partido – apesar de ser um grande partido nacionalmente – não tem a mesma força em São Luís. Chaguinhas reclama que em muitas de suas ações falta o apoio partidário para dá sustentação.

Além disso, o parlamentar também se diz preocupado com os rumos políticos que o PSB seguirá em 2016 com a possibilidade de deixar a base aliada de Edivaldo Júnior. Por fazer parte dessa base, Chaguinhas diz que até 20 de agosto já terá definido seus rumos para 2016.

“Somos da base do prefeito de São Luís, apesar de ter pouquíssimo prestigio nessa administração, e por não saber se o partido seguirá com Edivaldo, já há a possibilidade de buscarmos outra legenda”, afirmou Chaguinhas.

Segundo ele, não há convites de outras legendas para ele ingressar. O que há é uma intenção dele de conversar com o Partido Verde (PV), mas dependendo do que a legenda pretende para o próximo ano, ele tentará ou não fazer parte dos quadros da sigla.

“Estou pensando em conversar com o PV. Já fui ambientalista e me identifico com os ideais do partido. Mas ingressar no partido vai depender do planejamento da sigla para 2016”, disse.

A vereadora Rose Sales deixou o PCdoB depois de não concordar com a administração de Edivaldo Júnior. Ela, na verdade, foi convidada a se retirar do partido por ir de encontro com a política da legenda de apoiar a administração municipal. Rose Sales optou por se filiar ao PP, comandado pelo deputado federal Waldir Maranhão, que pertence a base aliado do governador Flávio Dino, que é do PCdoB.

Astro de Ogum também trocará de partido

Além desses três vereadores, o presidente da Câmara Municipal, Astro de Ogum vai deixar o PMN. Desde o mês de abril, que o parlamentar vem negociando seu ingresso no PR, comandado pelo ex-deputado estadual Hélio Soares em São Luís e no estado pelo deputado Josimar de Maranhãozinho.

Ogum confirmou sua saída do PMN há mais de dois meses e disse que estava praticamente definida sua entrada do PR. No entanto, estava organizando documentações para ingressar com o pedido de desfiliação e também se inteirando das normas previstas no estatuto do seu futuro partido.

“Conversei com o ex-deputado Hélio Soares e com o deputado Josimar e decide que o PR será o meu novo partido. Claro que isso não será agora. Ainda irei me inteirar as regras da legenda”, disse Ogum a O Estado ainda em abril deste ano.

Um ato de filiação estava sendo organizado, no entanto, ainda não há previsão para essa desfiliação do PMN. Possivelmente, Astro de Ogum somente trocará oficialmente de legenda em setembro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.