São João

Companhia Encantar prepara espetáculo para o período junino

Companhia Encantar vai apresentar o espetáculo “Encantos Juninos” nos arraiais de São Luís e de algumas cidades do interior; grupo é formado por 60 integrantes, 12 músicos e quatro cantores

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58
Mano Braga durante coreografia do espetáculo
Mano Braga durante coreografia do espetáculo (Mano Braga)

Uma viagem pela cultura maranhense é a proposta da Companhia Encantar, criada em 2008 e que vai levar para os arraiais o espetáculo “Encantos Juninos”. O grupo é formado por 60 integrantes, além de banda formada por 12 músicos e quatro cantores. Com músicas autorais e homenagens a diversos grupos folclóricos, o grupo é comandado por Léo Bota e o vice-presidente é Mano Braga, também coreógrafo e diretor artístico.

Por meio da dança, do teatro e das músicas folclóricas, a Companhia Encantar promove uma verdadeira viagem pela cultura maranhense. Os usos e costumes, as festas populares, os folguedos e manifestações das tradições populares são retratados pela Companhia Encantar de forma a valorizar a identidade cultural do povo.

“Desta maneira, buscamos com esse trabalho promover a divulgação e a valorização das manifestações populares com dança e música, retratadas em diversos espetáculos”, diz Léo Bota.

Para este São João, o espetáculo a ser apresentado, segundo Mano Braga, tece as múltiplas redes que existem no mundo contemporâneo entre arte popular, cultura e sociedade. Enfatiza a necessidade de reconhecimento e valorização dos folguedos juninos como conhecimento, percepção e processo criativo. “Este projeto começou bem antes e englobou oficina de dança popular, de confecção e montagem de figurinos e adereços, além de ensaios gerais das canções que compõem o repertório desta temporada”, detalhou Mano.

Programação - Desde 2012, o grupo vem apresentando o espetáculo parafolclórico “Encantos Juninos” em arraiais públicos e privados. A programação da companhia já começou. Amanhã, eles estarão no Arraial do Cohajap, às 21h. No próximo dia 12, será a vez do arraial da Associação do Pessoal da Caixa Econômica, às 20h.

O grupo tem viagens marcadas para municípios maranhenses, a exemplo de Anajatuba, a convite do Sesc. “Nós iremos também para São Paulo, em agosto, onde participaremos de um festival de cultura. Até lá, estaremos com nossas apresentações juninas, contribuindo para diversificar o nosso São João”, disse Braga.

Fundada em março de 2008 com a missão de divulgar a música como instrumento de cultura e lazer, promover a integração social e o acesso à música de qualidade valorizando os talentos artísticos maranhenses, a Companhia Encantar de Arte e Cultura apresentou seu primeiro espetáculo, “Rock x Concert: A força do Rock nos acordes da música Clássica”, no Teatro Arthur Azevedo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.