Mobilização

Voluntários se mobilizam para limpeza de praias da capital

Atividade, alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, foi realizada no sábado pelo Imarh e ong Plan, com participação do Grupo de Escoteiros de São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58

O projeto Escritório na Praia chegou este ano à sua quinta edição e, na tarde de sábado, desenvolveu uma série de atividades na Avenida Litorânea, em São Luís em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho . O principal objetivo da iniciativa é incentivar uma mudança de mentalidade em relação à qualidade de vida associada ao meio ambiente.

A ação é promovida pelo Instituto Maranhense de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IMARH), em parceria com organização Plan International. A programação foi aberta ao público e contou ainda com a participação do Grupo de Escoteiros de São Luís. Os participantes participaram de várias atividades como aula de alongamento e Zumba, oficinas de pipas com sacolas plásticas, limpeza na praia e distribuição de brindes.

Segundo Zeli Rocha, coordenadora do projeto, o principal objetivo do Escritório na Praia é sensibilizar as pessoas sobre os cuidados com o meio ambiente, aliado a atividades que estimulem a qualidade de vida. “Essa é a quinta edição do projeto e sempre buscamos sensibilizar as pessoas para a causa ambiental e promover qualidade de vida”, destacou.

Crianças e adolescentes do Grupo de Escoteiros de São Luís fizeram abordagens diretamente ao público, entregando sacolas de lixo e luvas para que os frequentadores da praia coletassem os resíduos produzidos por eles ou que estivessem ao seu redor.

Capacitação – Além das atividades de lazer, o Escritório na Praia capacitou vendedores ambulantes que atuam na orla da capital. Foram distribuídos fardamentos, lanches e dadas orientações sobre relacionamento interpessoal, empreendedorismo, reciclagem, entre outras.

Raimunda Duarte de Assis, de 46 anos, vende amendoins na praia há 10 anos. Ela, que nunca teve a oportunidade de fazer um curso de capacitação, viu na iniciativa do projeto uma chance de melhorar as vendas. “A gente não tem muita condição de pagar curso, então sempre procuro aproveitar essas oportunidades”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.