Diversidade

Parada do Orgulho LGBT reuniu ontem milhares na Av. Paulista

Organização busca celebrar as diferentes identidades, assim como o respeito à diversidade; grupo Mães pela Diversidade desfilou

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58
Avenida Paulista ficou tomada de gente ontem durante Parada Gay / Foto: Divulgação
Avenida Paulista ficou tomada de gente ontem durante Parada Gay / Foto: Divulgação (parada gay h)

SÃO PAULO - A Avenida Paulista foi tomada por milhares de pessoas que acompanham, ontem, a 19ª Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Antes mesmo da saída dos 18 trios elétricos às 10h em frente ao Masp, a avenida já estava tomada pelo público. Sob o tema Eu Nasci Assim, Eu Cresci Assim, Vou Ser Sempre Assim: Respeitem-Me!, o evento reúne pessoas de diversos perfis e idades nas ruas da região central da capital.

Carregando faixas e fotos, o grupo Mães pela Diversidade desfilou pela avenida para pedir respeito. “Estamos lutando por direitos, igualdade e respeito”, disse Sônia Martins, que veio de Brasília para participar da parada. Segundo ela, o apoio dos pais e mães é especialmente importante nesse momento em que o discurso conservador sobre a família tenta retirar direitos dos homossexuais e transsexuais.

“O papel das mães, fundamentalmente, neste momento em que se discute a família, é mostrar que os LGBTs têm família. Têm pai, mãe e uma família que os ama. Família não é isso que eles querem colocar”, destacou a mãe que caminhava levando a foto da filha, Alexandra.

Os atores Miguel Angel Silvestre e Naveen Andrews, atualmente na série “Sense8”, participaram do evento. Andrews ficou conhecido pelo personagem Sayid na série Lost. As atrizes da série Orange is the new Black Samira Wiley (Poussey) e Uzo Aduba (Crazy Eyes) também foram à parada e afirmaram que estavam curtindo a multidão. "É muita gente", disse Wiley.

Quando Silvestre, Andrews e Wiley desceram do trio elétrico, uma multidão os cercou e houve tumulto na Rua da Consolação com a Rua Antonia de Queirós.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.