Liminar

Via de acesso ao Lixão do Iguaíba é desobstruída

População é contra o funcionamento do aterro sanitário na localidade porque o lixão afeta as plantações na área

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58

Uma operação desobstruiu a via de acesso ao Lixão do Iguaíba, em Paço do Lumiar. O local tinha sido fechado pela comunidade, que é contra o funcionamento do aterro sanitário naquela localidade. Uma decisão judicial a favor da população tinha garantido o fechamento do lixão, mas a Prefeitura de Paço do Lumiar conseguiu uma liminar para que o aterro continue sendo usado. A operação foi iniciada às 7h e teve o apoio da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros.

Desde a terça-feira, manifestantes das comunidades de Iguaíba e Pindoba estavam concentrados na entrada do aterro do município, impedindo a passagem dos caminhões. Na sexta-feira, dia 5, o juiz Clésio Coelho Cunha, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, deferiu decisão favorável ao Município, estabelecendo que a via fosse desobstruída para que a Prefeitura pudesse voltar a utilizar o aterro para o despejo do lixo.

Os moradores haviam construído uma barreira, utilizando barro, pneus e galhos de árvores, fechando a rua. Na manhã de ontem, quando um oficial de Justiça foi até o local para cumprir a decisão judicial, a comunidade ateou fogo na entrada do aterro para impedir o acesso dos caminhões da Prefeitura.

Para que os caminhões pudessem ter acesso ao lixão, homens do Corpo de Bombeiros tiveram de apagar as chamas e depois duas retroescavadeiras abriram o caminho. Somente após isso, quatro caminhões utilizados na coleta de lixo do Município que aguardavam no local puderam descarregar o lixo acumulado há quase uma semana. Poucos moradores da área acompanharam a operação e não houve conflito com a polícia.

A comunidade é contra o funcionamento do aterro sanitário no local, porque, segundo eles, o lixão afeta as plantações de legumes e hortaliças existentes na área e que são fonte de renda das famílias que moram nos arredores do aterro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.