Procissão

Comunidade Católica do Cohatrac vai às ruas em procissão

Fiéis lotaram a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac, para participar de missa; em seguida, a comunidade saiu em procissão sobre tapete

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58

A manicure Rosa Rodrigues passou várias horas da madrugada de ontem confeccionando um tapete na Avenida Leste Oeste, no bairro Cohatrac, em São Luís, em um ritual que faz parte da celebração de Corpus Christi. Durante a manhã, ela e centenas de outros fiéis participaram da missa, realizada na Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, para celebrar a data, que é uma das mais importantes do calendário católico. Em seguida, os fiéis saíram em procissão sobre o tapete, tradição que se estende por mais de 20 anos na comunidade.

A celebração eucarística começou por volta das 6h. A tradicional missa solene de Corpus Christi reuniu centenas de pessoas que celebraram a Eucaristia, o sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo.

Durante a missa, a comunidade católica rezava com fervor e devoção. As pessoas entoaram cânticos e louvores, além de mensagens relacionadas à paz, ao amor e à fraternidade no mundo.

De acordo com o padre Flávio Colins, da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, Corpus Christi para a comunidade católica representa a celebração do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, que se faz presente e alimenta a humanidade.

“Corpus Christi é a celebração do dom da Eucaristia que Jesus Cristo nos deixou quando celebrou a última ceia e disse: Este é o meu Corpo e meu Sangue, tomai e comei, tomai e bebei. Cristo se fez alimento e desta maneira está presente de maneira viva e ressuscitada na Igreja”, disse o padre

Procissão – Como parte das tradições da Igreja Católica, logo após a realização da missa solene, os fiéis saíram em procissão pela Avenida Leste Oeste, principal via de acesso ao Cohatrac, caminhado sobre o tapete confeccionado pela comunidade. A procissão representa o momento máximo e um dos mais aguardados da celebração de Copus Christi.

Pessoas da comunidade passaram a madrugada de ontem confeccionando o tapete com diversos tipos de materiais. No entanto, A chuva destruiu a maior parte do trabalho artesanal feito pelos fiéis, deixando apenas a tinta pintada no asfalto.

Mesmo assim, a comunidade não desanimou e seguiu normalmente com a procissão, que lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. “Nós fizemos o tapete e ele desmanchou. É uma pena, mas o mais importante é seguirmos firme na nossa fé em Jesus Cristo, participando de seus projetos”, disse a manicure Rosa Rodrigues.

A relações públicas Juliana Castro também demonstrou sua satisfação ao participar da confecção do tapete. “É a primeira vez que eu participo da confecção do tapete. Para quem passa o dia trabalhando, encara uma jornada de estudos à noite e ainda encontra tempo para estar aqui, é muito gratificante”, disse ele, que integra o grupo Legião de Maria da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré.

“Essa é uma das maiores festa da Igreja, que é a festa do Corpo e do Sangue do Senhor. É o dom que Cristo deixou para a Igreja”Flávio Colins, padre da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré
A celebração de Corpus Christi - expressão latina que significa Corpo de Cristo - é uma festa que comemora a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. A festa acontece sempre logo após o Domingo da Santíssima Trindade e atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (can 944), que determina ao bispo diocesano que providencie uma veneração pública para a santíssima Eucaristia, principalmente em solenidade ao corpo e sangue de Cristo. A data foi oficializada pela Igreja em 1264 e São Tomás de Aquino foi um dos seus ardorosos defensores e divulgadores. A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões feitas nas ruas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.