Imunização

São Luís atinge meta de vacinação contra gripe, aponta "vacinômetro"

Capital já tem mais de 80% do público-alvo imunizado com a dose, segundo números do Ministério da Saúde; campanha encerra nesta sexta-feira (5)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58
Criança é recebe dose da vacina em posta da Liberdade (Foto-Douglas Júnior)
Criança é recebe dose da vacina em posta da Liberdade (Foto-Douglas Júnior) (Campanha vacinação )

São Luís já vacinou 81,67% do público-alvo da campanha contra a gripe, segundo números do Ministério da Saúde. Até o meio da tarde desta quarta-feira, 155.900 doses já haviam sido aplicadas de acordo com a tabela em tempo real (vacinômetro) do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização. Como a meta para a capital era de 80%, o objetivo da campanha, que acontece até sexta-feira(5), foi alcançado.

O público-alvo total da capital é formado por crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas acima dos 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, além da população privada de liberdade e dos funcionários do sistema prisional. Também devem ser vacinadas as pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis e acamados com imunização em domicílio. Para atender todo esse público, foram disponibilizadas 203.248 mil doses.

Dos grupos prioritários, a população de trabalhadores de saúde, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e idosos foi o que mais recebeu doses com 95%, 92% e 89% do público imunizado. Crianças e gestantes apresentavam uma porcentagem de doses aplicadas bem menor. Até ontem, o sistema apontava 69% e 71% imunizados nesses grupos, respectivamente.

As vacinas utilizadas contêm antígenos contra três cepas de Influenza A(H1N1), A(H3N2) e B. Estas cepas são escolhidas a cada ano visando prevenir a doença causada por cepas que circularão na temporada seguinte.

O H1N1 – Influenza A H1N1, causou uma pandemia mundial no ano de 2009. Os vírus do tipo A tem grande capacidade de mutação genética, podendo gerar surtos em nível mundial.Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.

Já o H3N2 – Influenza A H3N2, não provoca pandemias. O número de casos se eleva nos meses de outono e inverno. Os principais sintomas costumam aparecer após 24 horas e são os mesmos: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Além disso, é comum a pessoa infectada apresentar dificuldade respiratória ou dor de garganta.

O Influenza Btem sintomas semelhantes ao da gripe A. No entanto, tem algumas complicações específicas, como a inflamação do miocárdio, que pode levar à morte súbita, e inflamações agudas no cérebro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.