Prestação de serviços

Hoje é dia de Ação Global em São Luís

Promovido pelo Sesi e Rede Globo/ TV Mirante, evento será realizado no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Bacanga, em São Luís; serão oferecidos vários serviços à comunidade durante todo o dia, com apoio de 3 mil voluntários

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58

Hoje será um dia de cidadania para milhares de pessoas e também parceiros e voluntários em São Luís. O Ação Global, promovido pelo Serviço Social da Indústria - Sesi - e Rede Globo/TV Mirante, levará cerca de 170 serviços para a população, abrangendo diversas áreas. Quem for até o campus da UFMA terá o oportunidade de renovar os documentos, fazer uma consulta médica, receber os medicamentos indicados e até se inscrever para encaminhamento ao mercado de trabalho.

Das 8h às 17h, cerca de 3 mil voluntários estarão de prontidão para atender o público. No ano passado, foram realizados 139.052 atendimentos na Ação Global, beneficiando pelo menos 45 mil pessoas. No total, mais de 300 parceiros auxiliaram na organização do evento em 2014. Entre o ano passado e 2013, a quantidade de atendimentos realizados quase dobrou. Em 2013, foram 70 mil. E, em 2014, 139 mil. A expectativa é de que as pessoas atendidas sejam beneficiadas com mais serviços este ano.

Os serviços estão concentrados na região do Centro Pedagógico Paulo Freire. Apenas os serviços oftalmológicos serão realizados no HUzinho, próximo à entrada principal do campus. Serão dois contêineres da UFMA e um do Sesi no local e três salas do prédio para diagnóstico de glaucoma. As senhas de saúde serão distribuídas em frente ao Centro de Convenções da UFMA, localizado atrás do Paulo Freire. Já as senhas dos outros serviços serão distribuídas no próprio local onde o serviço será oferecido.

Atendimentos - Com 20 anos de uma história de sucesso, o Ação Global chega a sua 22ª edição e já levou serviços para milhares de pessoas em São Luís. Parte desse sucesso pode ser explicada pelo fato de que muitas pessoas nunca tiveram acesso a serviços que são oferecidos gratuitamente no evento.

Desde os tradicionais serviços de estética (corte de cabelo, escova, etc.) a até o agendamento de audiências de conciliação, os mais diversos serviços estarão disponíveis.
Este ano, o evento traz algumas novidades para o público. Uma delas é o Mutirão sem Barreiras, onde será feito o cadastro para recebimento de órteses, como bengalas (20), muletas (10), andador (3) e coletes putti (20). O mutirão contará ainda com a distribuição de panfletos com informações sobre como solicitar órteses, próteses e materiais auxiliares de locomoção (cadeiras de rodas).

A outra novidade é a entrega das próteses mamárias para mulheres que passaram pelo procedimento de retirada da mama, que será feita pela Casa da Amizade, uma associação prestadora de serviços, de caráter assistencial, moral e cultural, sem fins lucrativos.

Na área da cidadania, os atendimentos não se restringem à renovação de documentos. O público também terá acesso a serviços como agendamento ou realização de audiências de conciliação de imediato oferecidos pelos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania do TJMA. O Procon-MA também estará no local fazendo atendimento e registro de reclamações. As orientações jurídicas serão feitas pela OAB-MA.

SERVIÇO

O quê: 22ª Ação Global
Quando: Hoje; das 8h às 17h
Onde: campus da UFMA, no Bacanga, em São Luís

SERVIÇOS MAIS PROCURADOS

Carreta Viva Cidadão
Emissão de RG - 1ª via (ilimitado) e 2ª Via (300 unidades)
Emissão de CPF - conjugado ao RG
Obs: A carreta atende nos dias 30, 1º, 2. No dia 3 de junho, a estrutura será desmontada.

Emissão de Título (1ª e 2ª vias)
Transferência de título de eleitor
Revisão de informações
Certidão de quitação eleitoral
Certidões de crimes eleitorais
Recadastramento eleitoral Biométrico

INSS (Pátio Térreo Paulo Freire)
Agendamento de benefícios
Inscrição de benefícios
Consulta de benefícios
e vínculos empregatícios

Especialidades médicas (1º Andar Paulo Freire)
Clínica Geral
Cardiologia
Urologia
Dermatologia
Pediatria
Ginecologia
Geriatria
Fitoterapia
Fonoaudiologia
Terapia ocupacional
Fisioterapia
Acupuntura
Circuito da beleza (tendas)
Cuidados com a pele facial
Maquiagem
Corte de cabelo, escova
e prancha
Designer de sobrancelhas
Massagem facial de
rejuvenescimento

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.