Cidadania

Ação Global atrai milhares ao Campus do Bacanga neste sábado

Cerca de 300 serviços estão disponíveis para a população na 22ª edição do evento, que acontece na UFMA e é uma realização Sesi e da Rede Globo/TV Mirante

Gisele Carvalho / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58
Isso para nós é um grande projeto de extensão universitária. É uma missão da nossa universidade esse exercício de cidadania, com a participação de cursos nossos da área da saúdeNatalino Salgado, reitor da UFMA.

O Ação Global 2015 atraiu milhares de pessoas neste sábado para o Campus do Bacanga, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís. O evento, que já está na 22ª edição e é uma realização do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Rede Globo/TV Mirante, levou mais uma vez à sociedade a oportunidade de resolver pendências quanto a documentos, fazer consultas médicas, fazer procedimentos de estética e até mesmo aprender algo novo nas oficinas ofertadas no espaço.

Das 8h às 17h, o público pode ter acesso a serviços nas áreas de saúde, cidadania, educação e esporte e lazer. Pela grande procura desde as primeiras horas da manhã, a expectativa era que a quantidade de atendimentos prestados ultrapassasse a registrada no ano passado, chegando a pelo menos 45 mil pessoas atendidas.

Segundo a superintendente do Sesi, Roseli Ramos, o evento foi mais uma vez um sucesso de público. “Tivemos uma demanda maior, principalmente no serviço de oftalmologia, que teve uma fila de 3 mil pessoas. Por mais que não seja possível atender a todos, isso nos faz perceber que o Ação Global ainda é necessário. Hoje é um dia de lucro pessoal. O voluntário sai cansado fisicamente, mas revigorado. E a pessoa que vem em busca de atendimento e sai com sua necessidade suprida”, afirmou.

Para o diretor-geral de Mídias Eletrônicas do Grupo Mirante, Rômulo Barbosa, a grande quantidade de pessoas que se dirigiu até o local do evento logo nas primeiras horas da manhã mostra que a ação teve êxito novamente. Além disso, mostra que a participação da TV Mirante colabora mais uma vez para beneficiar a sociedade. “Um dos valores que é cultivado pelo Grupo Mirante é o de tentar contribuir para o bem-estar da população. A gente faz isso através de jornalismo comunitário e anualmente com o sistema Fiema por meio do Ação Global. Isso vem se repetindo há mais de 20 anos e para nós é muito satisfatório contribuir de forma efetiva para levar cidadania para a população”, declarou.

Atendimentos - Com o tema “Qualidade de vida em saúde e segurança do trabalho”, essa edição do evento teve uma grande procura pelos atendimentos de saúde. A multidão que buscou atendimento, principalmente, serviços de aplicação de flúor, consultas em diversas especialidades e os exames de oftalmologia. Neste último, que ofertou diagnóstico de glaucoma e óptica, a procura foi tão grande que ultrapassou a quantidade de atendimentos que seria realizado durante o dia.

Como foram ofertados vários serviços na área da saúde em um mesmo lugar, algumas pessoas aproveitaram para suprir várias necessidades. Foi o que aconteceu com a atendente Inarair Durans, que levou as duas filhas para consultas e procedimentos diferentes. Enquanto a filha menor, Thayla (5 anos), fez uma consulta no pediatra e ainda atualizou a carteira de vacinação, a maior, Laurilene (12 anos), fez aplicação de flúor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.