Senar

Programa do Senar atende jovens em empresas do MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58
(Participantes do programa Jovem Aprendiz)

Vinte jovens de 15 a 20 anos, moradores dos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, a maioria deles filhos de empregados do Grupo Americano, (Frango Americano), participam desde o ano passado do programa Jovem Aprendiz desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar) com cursos técnicos de auxiliar administrativo e de avicultura.

O Senar também é parceiro da empresa Queiroz Galvão, que atua no mercado com projetos de construção civil no mercado nacional e internacional. No município de Açailândia, distante cerca de 570 quilômetros de São Luís, o Senar oferece os cursos de auxiliar administrativo e de silvicultura (plantio de eucalipto).

O programa Jovem Aprendiz foi lançado pelo Governo Federal em 2012 e consiste em preparar jovens para o mercado de trabalho em consonância com os requerimentos das empresas agropastoris, atendendo os requisitos da legislação em vigor no que diz respeito ao jovem aprendiz.

Neste caso, o programa é voltado basicamente a adolescentes ou jovens de 14 a 24 anos completos e incompletos, preferencialmente, filho de família do trabalhador ou de produtor rural que haja concluído ou cursando regularmente o ensino fundamental ou médio. É necessário também que esteja matriculado em curso de aprendizagem com vínculo empregatício caracterizado por contrato de aprendizagem, conforme previsto na legislação.

Metodologia - O Senar, com este projeto, objetiva realizar a Formação Profissional Rural (FPR) com metodologia de ensino voltada aos aprendizes, capacitando-os para o ingresso no mercado de trabalho. O curso técnico é destinado aos jovens que queiram ingressar em atividades agropastoris, com capacidade para atender a sua comunidade, ganhando um ofício e melhorando a renda de sua família.

Os participantes deste tipo de capacitação recebem aulas teóricas e práticas dentro das instalações da empresa, podendo, ao final do curso, aquele que melhor se destacar ser contratado para exercer a função como empregada dentro do estabelecimento. Enquanto alunos, recebem meio salário mínimo que os mantêm em suas atividades.

“O programa Jovem Aprendiz qualifica o adolescente e jovem para o mercado de trabalho, com foco na melhoria da qualidade de vida da família. Por isso a importância deles serem oriundos da produção rural”, disse o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, ao visitar a turma na empresa Frango Americano em Ribamar.Ele elogiou a equipe de professores e também da representatividade da empresa que acolhe este tipo de projeto.

Para a assistente social da empresa Frango Americano, Miriam de Jesus Pimentel, é um orgulho ter parceiros com instituições sérias e competentes como o Senar. “Sinto orgulho ter o Senar por perto”, ressaltou, destacando a qualidade e seriedade da entidade, o bom comportamento, mas também o comprometimento dos alunos.

Rodrigo Ribeiro Leite, 20 anos, morador do município de Paço do Lumiar, (Maiobão), é aluno do curso de Avicultura. Ele disse a aprendizagem via Senar é excelente, haja vista haver bons instrutores,com informações claras e precisas. “Excelente oportunidade para aprender e me capacitar. Tenho certeza que ao término estaremos prontos para o mercado de trabalho. Vai valer à pena”, disse o jovem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.