Campanha

Ministro da Saúde está no Maranhão para Mês de Vacinação dos Povos Indígenas

Arthur Chioro está, nesta quarta-feira, no município de Montes Altos para uma ação que integra a Semana de Vacinação nas Américas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59
Ministro Arthur Chioro está no Maranhão
Ministro Arthur Chioro está no Maranhão (ministro da saúde 750 1305)

O Ministro da Saúde, Arthur Chioro, participa, nesta quarta-feira (13), no município de Montes Altos, no Maranhão, de mobilização do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI). No estado, a expectativa é vacinar 4.909 índios do distrito sanitário especial do estado. Até o dia 25 de maio, aproximadamente 131 mil indígenas aldeados, que vivem em áreas de difícil acesso, dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) do país, deverão ser vacinados. A visita do ministro está programada para 14h30 na Aldeia São José.

A meta é intensificar a vacinação da população mais vulnerável, como crianças de até 4 anos, mulheres em idade fértil e idosos, que vivem nestas áreas, onde há baixa cobertura vacinal. Serão oferecidas, em todo país, 183.820 doses de vacinas contra várias doenças, como as hepatites A e B, rubéola, coqueluche, sarampo, caxumba, difteria, tétano, poliomielite, febre amarela, tuberculose, influenza, pneumonia, meningite, dentre outras.

No ano passado, 153.566 doses de vacinas foram aplicadas em 125.904 indígenas de 1.040 aldeias. Além da vacinação, várias atividades paralelas foram realizadas durante a campanha, como avaliação nutricional, atendimento odontológico, testes rápidos de HIV, consultas de pré-natal e exames laboratoriais e clínicos, totalizando mais de 50 mil atendimentos. Vale ressaltar que os cerca de 675 mil índios brasileiros são vacinados, rotineiramente, pelas equipes multidisciplinades dos DSEIS em todo o país. A campanha tem como objetivo reforçar e atualizar a vacinação nestas populações.

A ação integra a Semana de Vacinação nas Américas, liderada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) desde 2005, e adotada pelo Ministério da Saúde em conjunto com a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.