Esquecimento

Três meses após o fim da folia, carros alegóricos estão abandonados

Ferragens de cinco alegorias estão no Aterro do Bacanga desde o Carnaval

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59

Passados quase três meses do Carnaval, o que restou de cinco carros alegóricos que desfilaram pela Passarela do Samba de São Luís ainda estão abandonados no Aterro do Bacanga, em terreno próximo ao Anel Viário. A situação se repete ano após ano e ninguém sabe a quem pertencem os carros, pois, perguntadas, as escolas afirmam ter levado todos os seus carros de volta para os barracões um ou dois dias após a folia.

Em meio ao matagal, o que sobrou dos carros alegóricos nada lembra o clima de folia dos dois dias de desfiles das escolas de samba de São Luís, que nas noites dos dias 16 e 17 de fevereiro encheram de beleza e alegria a passarela montada no Anel Viário. No local, apenas ferragens, que tornam impossível saber qual era o tema da alegoria quando ela passou pela avenida. Pedaços de enfeites carnavalescos também estão espalhados pelo local.

No Carnaval deste ano, 10 escolas foram para a avenida. Cinco na primeira e cinco na segunda noite de desfiles. Mais antiga escola de samba de São Luís, a Turma de Mangueira abriu a disputa, que foi encerrada pela Turma do Quinto, agremiação do bairro Madre Deus, o mais festeiro da cidade. Cada escola levou para a avenida entre duas e cinco alegorias para contar a história de seus enredos, que variaram de homenagens a personalidades locais à natureza.

O Estado foi até o barracão das escolas de samba de São Luís para saber a quem pertencem os carros alegóricos e por que eles ainda estão abandonados na rua. O diretor de patrimônio da Marambaia do Samba, Benedito Manoel Ribeiro, negou que alguma das alegorias pertençam à agremiação. "Eu trouxe meu carro para o barracão no dia seguinte aos desfiles", afirmou. A escola desfilou com cinco alegorias, mas apenas duas alegorias estavam no barracão da escola, no Bairro de Fátima, durante a apuração da reportagem.

As diretorias da Império Serrano, Turma do Quinto, Favela do Samba, Turma de Mangueira e Flor do Samba também afirmaram que todos os seus carros alegóricos foram reconduzidos ao barracão ainda no fim de semana seguinte ao fim da folia. Ninguém das diretorias da Túnel do Sacavém, Mocidade Independente da Ilha, Unidos de Ribamar e Terrestre do Samba foi localizado para falar do assunto.

Em nota, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou que, embora não estejam interrompendo o fluxo de vias, as escolas de samba responsáveis pelos carros alegóricos serão notificadas para que os veículos sejam removidos para um local adequado o mais breve possível.

NO CARNAVAL

Cantando sobre os elementos da natureza, a Favela do Samba conquistou o campeonato do Carnaval 2015, em São Luís. O título foi garantido na tarde da Quarta-feira de Cinzas, 18 de fevereiro, após a apuração dos votos acirrada realizada no Estádio Nhozinho Santos. Este ano, a escola de samba veio com o enredo Da energia da vida à energia do carnaval através dos quatro elementos da natureza. A Favela é pura energia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.