Telefonia

Anatel define prazos para melhoria da telefonia móvel

odas as operadoras do país terão de cumprir metas de que 85% das tentativas de acesso à internet tenham sucesso e que menos de 5% das ligações de voz ou conexões de dados tenham queda durante o uso

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59

BRASÍLIA - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que as operadoras de telefonia móvel melhorem a qualidade das redes oferecidas aos seus consumidores em todo o país, de acordo com despachos publicados no Diário Oficial da União de ontem.

Em diferentes prazos, todas as operadoras do país terão de cumprir metas de que 85% das tentativas de acesso à internet tenham sucesso e que menos de 5% das ligações de voz ou conexões de dados tenham queda durante o uso.

Segundo os despachos da Anatel, essas metas terão de ser atingidas em até seis meses, para os 329 municípios atendidos por só uma operadora, avançando gradualmente a 15 meses, nos municípios atingidos por mais de duas operadoras.

As operadoras Claro, CBTC, Nextel, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo também terão de informar seus clientes por SMS sobre a existência do ranking de qualidade de rede da própria Anatel.

As determinações da Anatel resultam da aplicação dos planos de melhorias implantados pelas operadoras a partir de 2012, quando a venda de novas linhas chegou a ser interrompida para algumas delas por problemas de rede.

Segundo a Anatel, de 2012 a 2014, as operadoras investiram R$ 33 bilhões nas suas "redes móveis, especialmente em infraestrutura de acesso, núcleo e transportes". Nesse período, informou a agência, o número total de reclamações na Anatel caiu 9% e aquelas relativas a problemas de redes caíram 25%.

No entanto, a agência concluiu que houve apenas cumprimento parcial dos compromissos assumidos nos planos de melhoria e poderá ainda penalizar as prestadoras de serviço após a instauração de procedimentos específicos para avaliar os avanços.

MAIS

A Tim informou que foi notificada do cumprimento do plano melhoria. A operadora está analisando os dados, mas considera que o percurso da empresa foi muito positivo. "Vale ressaltar que, durante o período da avaliação da Anatel, a Tim foi uma das operadoras que mais investiu na modernização e ampliação das redes móveis", disse em nota. E acrescentou: "a aquisição de um dos lotes do leilão da faixa de 700 MHz, realizada em setembro do ano passado, reforça o compromisso da Tim com a expansão da tecnologia de quarta geração e com a modernização digital do país". A Claro informa que está na fase de conclusão de avaliação dos resultados e ressalta que todos os seus esforços, nos últimos dois anos, foram empenhados para cumprir as metas propostas pela agência reguladora, obtendo os melhores índices entre as operadoras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.