Animais

Feira de adoção e marcha em defesa de animais marcam o fim de semana

Ações realizadas por defensores de animais ocorreram no Tracoá e na Avenida Litorânea

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59
(animais)

O domingo foi de atenção especial aos animais. Defesa, proteção e adoção foram temas abordados em duas ações realizadas ontem: uma feirinha de adoção de animais e a VI Marcha Nacional da Defesa Animal. Os eventos foram iniciativas das organizações não-governamentais Patas em Ação e Bicho Feliz.

Ontem, o dia começou com a feirinha de adoção da ONG Patas em Ação, no Viveiro Tracoá. Cães e gatos estavam à disposição de quem estivesse disposto a dar um lar a eles. E tinha animais de todos os tipos: adultos e filhotes, sem raça definida (SRD) e de raça e até animais com deficiência física, como a cadela Matuíte, que não possui uma perna.

Encontrada na rua há oito meses, Matuíte se locomovia com uma pata mancando. Depois de examinada, foi submetida a um tratamento. Ainda assim, foi necessário fazer a amputação do membro. Já adaptada, a cadela foi levada ontem à feira de adoção para encontrar um lar definitivo.

No local, o animal ficou boa parte do tempo sob os cuidados da secretária Joseline Lima, que já adotou um cão com deficiência física em outra oportunidade. “É igual cuidar de um animal normal. Não tem limitação. Sobe e desce escada, corre, brinca. E o amor que ele retribui é muito recompensador. Antes de adotar o Zaqueu, já tinha adotado uma poodle que estava na rua e parecia abandonada”, disse.

Assim como atitude de Joseline Lima, a presidente da ONG Patas em Ação, Andréa Ricci, esperava que muitas pessoas levassem um animal para casa ontem. A organização existe desde 2006 e faz resgates de animais de rua frequentemente. Hoje, são 91 animais no abrigo, entre cães, gatos e jumentos.
Quem quiser adotar um animal pode entrar em contato com a ONG. “Para adotar, é preciso preencher um formulário, assinar um termo de responsabilidade, ser maior de 18 anos e deixar uma cópia de um documento. Depois, fazemos um monitoramento para acompanhar a adaptação do animal. Além da adoção, recebemos doações de quem se sensibiliza com a causa para ajudar os animais resgatados”, ressaltou Andréa Ricci.

Defesa Animal – Na tarde de ontem, foi a vez da VI Marcha Nacional da Defesa Animal fazer um alerta para a população sobre os maus-tratos sofridos por animais. A marcha aconteceu em 26 cidades do país e em São Luís ocorreu na Avenida Litorânea, sob a coordenação da ONG Bicho Feliz.
Partindo do Parquinho da Litorânea, políticos, grupos de proteção aos animais e simpatizantes com a causa seguiram até o prolongamento da via. De acordo com Diana Serra, presidente da Bicho Feliz, a população da capital maranhense já tem despertado para o assunto, mas muito ainda deve ser feito para garantir o bem-estar dos animais.

“Já há muitas denúncias na Delegacia de Meio Ambiente. Não gostaríamos que houvesse tantos casos, mas isso mostra que as pessoas estão mais preocupadas. Hoje [ontem], fizemos um chamado para defender o aumento das penas por maus-tratos, a construção de um hospital público veterinário e a inclusão da educação sobre os animais nas escolas”, destacou Diana Serra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.