Manifestação

Moradores fecham Avenida dos Africanos em protesto por infraestrutura na Areinha

Manifestantes queimaram pneus e bloquearam os dois sentidos da via. Eles exigem obras para resolver problemas de esgoto e alagamentos no bairro Areinha.

Imirante.com

Atualizada em 11/11/2025 às 06h15
Moradores fecham Avenida dos Africanos em protesto por infraestrutura na Areinha. (Foto: Reproduçao/TV Mirante)

SÃO LUÍS - Moradores do bairro Areinha interditaram os dois sentidos da Avenida dos Africanos, em São Luís, na manhã desta segunda-feira (10), para cobrar obras de infraestrutura na região. O protesto começou por volta das 6h, e não há previsão para liberação da via.

Falta de saneamento básico causa protesto

Moradores atearam fogo em pneus no meio da avenida. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Segundo os manifestantes, a mobilização ocorre devido à falta de saneamento básico e à presença de valas de esgoto a céu aberto no bairro. Eles afirmam que a situação piora no período chuvoso, quando galerias entopem e ruas ficam alagadas.

Para bloquear a avenida, pneus e pedaços de madeira foram queimados, formando vários pontos de interdição, onde há fogo e muita fumaça.

Para bloquear a avenida, pneus e pedaços de madeira foram queimados. (Foto: Lorena Cavalcante/TV Mirante)

O trânsito está lento nos dois sentidos, afetando quem segue para o Centro e para o aeroporto. Ônibus e vans não conseguem passar, e muitos passageiros seguem a pé para tentar chegar ao destino.

Autoridades tentam intermediar protesto

Equipes do Corpo de Bombeiros estão no local, mas não conseguiram apagar o fogo porque os moradores impedem a ação. A Polícia Militar também tenta negociar, mas os manifestantes afirmam que só vão liberar a via quando autoridades da Prefeitura de São Luís apresentarem uma solução para os problemas.

Outras ruas próximas à Avenida dos Africanos também registram congestionamento, já que motoristas buscam rotas alternativas.  Em alguns pontos, a polícia conseguiu a liberação de um lado da via. 

O  trânsito está completamente parado nos dois sentidos. (Foto: Lorena Cavalcante/TV Mirante)

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) se manifestou por meio de nota. Leia:

"A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informa que o problema de água suja que escorre a céu aberto no bairro Areinha, em São Luís, relacionado ao protesto registrado nesta segunda-feira (10), trata-se de extravasamento de galerias pluviais cuja responsabilidade pela gestão e manutenção é da Prefeitura de São Luís.

Quanto às ações que estão sendo desenvolvidas para melhorar o sistema de esgotamento sanitário na região, a Companhia informa que estão sendo implantados mais de 50 km de redes de interceptadores, com investimentos na ordem de R$ 150 milhões".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.