ENERGIA

São Luís ganha primeiro sistema de distribuição de gás natural

SDGN2 de 4 km foi inaugurado em 30 de julho no Porto do Itaqui para abastecer mineradora e ampliar acesso ao gás natural na região metropolitana.

Ipolítica

Inauguração do SDGN2 reforça uso de gás natural no Maranhão e abre caminho para novas aplicações industriais e residenciais. (Reprodução)

SÃO LUÍS - Em 30 de julho de 2025, a Gasmar e o governo do Maranhão inauguraram o Sistema de Distribuição de Gás Natural 2 (SDGN2) em cerimônia realizada na base operacional do Porto do Itaqui, em São Luís. O gasoduto de 4 quilômetros passa a fornecer 250 000 m³/dia de gás natural à mineradora Vale e prepara o terreno para uso em hospitais e residências.

O investimento de R$ 100 milhões na implantação do SDGN2 consolida o segundo sistema de distribuição de gás natural no estado. Até então, a Gasmar operava apenas o SDGN1, no Complexo Termoelétrico da Parnaíba, com base em Santo Antônio dos Lopes.

A abertura do novo ramal autoriza estudos para expansão do fornecimento de gás natural a setores comerciais, industriais e, futuramente, ao mercado residencial da Grande São Luís.

AVANÇOS AMBIENTAIS

Especialistas destacam o potencial do gás natural para reduzir emissões de gases de efeito estufa em setores de difícil descarbonização. A Vale, única cliente inicial do SDGN2, projeta queda de 28% em suas emissões de carbono na usina de pelotização em São Luís após substituir óleo por gás natural.

A adoção do SDGN2 também pode viabilizar o uso de Gás Natural Veicular (GNV) no transporte público e privado, gerando empregos e renda no estado. O sistema será tema de debate pelo Maranhão na COP30, em novembro, em Belém (PA).

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.