IMPERATRIZ – Foi inaugurado nesta terça-feira (23) pelo Governo do Maranhão o novo Hospital de Referência da Região Tocantina (HRT) - uma unidade de alta complexidade em Imperatriz. Segundo o Governo, o HRT deve beneficiar milhares de pessoas, que anteriormente precisavam se deslocar para grandes centros - como São Luís - para buscar atendimento especializado.
O governador Carlos Brandão (sem partido) destacou que população passa a ter acesso a serviços de altíssima complexidade sem a necessidade de longas viagens.
O Hospital de Referência da Região Tocantina conta com equipamentos de última geração voltados para procedimentos de média e alta complexidade. Ao todo, serão 153 leitos, com 120 de enfermaria e 30 de UTI com diversas especialidades, principalmente cardiologia adulta e pediátrica.
A expectativa é que sejam realizadas mais de 400 cirurgias por mês, aumentando significativamente a quantidade de atendimento especializado no sul do Maranhão.
Investimento e custeio do hospital
O investimento total para a construção do hospital foi de R$ 191 milhões. A unidade recebeu a visita do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na inauguração.
De acordo com o governador Brandão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantiu que o governo federal vai arcar com os custos mensais do hospital, estimado em 30 milhões.
As atividades começarão com um mutirão de cateterismo, exame cardiológico que não era realizado na região. Os profissionais que atuarão na unidade passaram por um processo seletivo rigoroso para garantir a contratação de profissionais de qualidade.
Funcionamento
O hospital não funcionará de portas abertas. Para ser atendido na unidade, é necessário ter um encaminhamento, pois ela só receberá casos específicos voltados para cirurgias, exames e diagnósticos.
A unidade conta com parceria das prefeituras da região. Foram entregues mais de 280 ambulâncias, pelo menos uma para cada prefeitura. Além de pacientes do Maranhão, o hospital também poderá receber pacientes de outros estados, reforçando o papel de unidade de referência regional.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.