Fernando Coelho
COLUNA
Fernando Coelho
Diretor do Instituto Experiência do Cliente, escritor e professor universitário.
Negócios

Venda Mais: time feliz e motivado é sinônimo de mais vendas

Não importa qual o segmento da sua empresa, a regra é simples: um time feliz gera com certeza mais motivação e por consequência, mais faturamento para o negócio. Neste artigo, o Professor de Negócios Fernando Coelho, fala mais sobre o tema.

Fernando Coelho

Atualizada em 10/02/2025 às 18h32
Professor e palestrante Fernando Coelho.
Professor e palestrante Fernando Coelho. (Foto: Divulgação)

Quem nunca entrou em uma loja e viu um vendedor de cara fechada, desmotivado e até falando mal da empresa? Essa cena é comum em muitos estabelecimentos comerciais, mas, de quem é a “culpa”? 

Um estudo conduzido pela consultoria Robert Half para compreender como empresas e trabalhadores se sentem em relação ao trabalho apontou que 89% das empresas reconhecem que bons resultados estão diretamente ligados à motivação e à felicidade dos colaboradores, e que, 31% dos desempregados indicaram que a saída do último emprego se deu de forma voluntária. Entre os aspectos que motivaram o pedido de demissão estava ausência de felicidade e a ausência de reconhecimento.

Mas, qual o papel das empresas na felicidade do colaborador?

Como pesquisador e professor de experiência do cliente, sempre digo que a experiência do cliente começa com a experiência (e felicidade) do colaborador. E aqui, que fique claro, não estou falando em pagar mais para o funcionário, mas, em ter um olhar gerencial mais efetivo e afetivo para as pessoas.

Na prática, em minhas pesquisas, a felicidade no ambiente de trabalho está diretamente ligada ao desempenho das atividades, desenvolvimento, reconhecimento e liderança. 

DESEMPENHO DE ATIVIDADES: O colaborador precisar ter condições emocionais, físicas e estruturais para realizar suas tarefas com eficiência. Já vi empresas, por exemplo, não fornecendo o básico de EPI (equipamento de proteção individual), que além de ser exigido por lei, gera também mais conforto e segurança. Se o colaborador não sente que é cuidado, como ele vai cuidar do cliente? Percebe quando eu digo que experiência do cliente começa com a experiência do colaborador? 

DESENVOLVIMENTO: Se você deseja que o colaborador seja diferenciado, capacite-o. Está comprovado que vendedores quanto mais bem treinados, mais sentem segurança e vendem mais. Se um funcionário sente que não é desenvolvido, ele vai naturalmente perder o interesse pela sua empresa. Treinamento e desenvolvimento não podem ser encarados como custo, mas, como investimento no capital humano. 

RECONHECIMENTO: Somos seres emocionais e humanos, portanto, nos sentimos bem quando somos reconhecidos, valorizados e parabenizados. Se você é empresário ou gestor, qual a última vez que você parabenizou seu time? Isso faz total diferença.

LIDERANÇA: Aqui está o principal motivo de muitas empresas perderem bons talentos. 80% dos profissionais pedem demissão por causa do chefe, é o que mostra outro estudo da consultoria de recrutamento Michael Page. Ter uma liderança despreparada pode afetar diretamente a experiência do colaborador e respingar no atendimento ao cliente.

Continua após a publicidade..

A minha orientação para diretores, gestores e empresários é, olhar estes 4 pontos com o mesmo cuidado que se tem com a gestão financeira da organização. 

Anote isso: a experiência do cliente começa com a experiência do colaborador. Se você quer ter clientes satisfeitos e felizes, treine, capacite e desenvolva seu time.
 

Para mais dicas, ouça meu podcast.  

Me siga no Instagram: @coelhofernandofalou

 

Fernando Coelho  

Conselheiro Consultivo. Diretor do Instituto Experiência do Cliente. Selecionado pela Metricx como um dos melhores autores brasileiros na área de Experiência do Cliente. Autor dos livros *CX Descomplicado*, *Fidelizando o Cliente na Prática* e mais 4 obras. Conselheiro Consultivo de empresas. Doutorando em Gamificação pela Universidade de Coimbra. Professor de Negócios na ESPM Rio e Instituto Navigare. Gestor Nacional de Marketing no Grupo Terra Zoo. Mentor e Treinador de Negócios para marcas como Mercedes Benz, Boticário, Grand Cru, Hotel Blue Tree e outras.


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.