Maranhão

Governos do Maranhão e Federal realizam mutirão de documentação da trabalhadora rural na Baixada Maranhense

O mutirão de documentação é uma ação que integra o Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais, do Governo Federal.

Publipost / Governo do Maranhão

Mutirão de documentação da trabalhadora rural na Baixada Maranhense. (Governo do Maranhão)

MARANHÃO - Agricultoras familiares da Baixada Maranhense terão a oportunidade, neste mês de fevereiro, de emitir documentos essenciais durante a realização do projeto estadual "Mutirão de documentação da trabalhadora rural do Maranhão", que garante acesso a documentos civis, previdenciários e trabalhistas às mulheres da agricultura familiar. Os municípios que receberão o mutirão serão Cajari, Pedro do Rosário e Guimarães.

O mutirão de documentação é uma ação que integra o Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais, do Governo Federal. No Maranhão, a iniciativa é coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), pela Superintendência Regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e com apoio de diversos órgãos públicos e das Prefeituras Municipais parceiras.

Calendário do mutirão

Nos dias 11 e 12 a ação será no município de Cajari com atendimentos na Escola Iracema Paraguaçu Muniz e na Escola Municipal Cirene Abreu Serra.

Já nos dias 14 e 15, na cidade de Pedro do Rosário, os atendimentos serão na Creche Mãe Dudu, Ginásio Poliesportivo Jaime Mousinho Silva, Câmara Municipal e Prefeitura Municipal.

Para encerrar as atividades do mutirão na Baixada, nos dias 18 e 19 será a vez do município de Guimarães com atendimento à população na Escola Urbano Santos.

O horário do mutirão nos municípios será das 8h às 17h e os beneficiários receberão senhas para atendimento dos serviços, respeitando ordem de chegada e prioridade de atendimento às pessoas previstas em lei.

 

Quais serviços serão oferecidos?

SAF/Agerp - Atendimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

Procon - Emissão de RG (1ª e 2ª Via) e CPF (2ª via), Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital); CIPTEA (Carteira de Identificação para Pessoas com Espectro Autista); Balcão do Cidadão (serviços online); Cartão do SUS; orientação e formalização de denúncias ao Procon.

IDENT - Emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

SETRES/SINE - Emissão da Carteira de Trabalho Digital.

SES - Imunização e vacinação; Serviços da FESMA: Consulta com Clínico Geral e Aferição de Pressão e teste de glicemia.

Defensoria Pública do Estado (DPE) - Orientação Jurídica, divórcio, pensão alimentícia, registros públicos.

Sedes - Atendimentos sobre programas sociais, CadÚnico, Bolsa Família, Tarifa Social de Energia.

Semu - Atividades educativas com palestras sobre enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres, orientações e atendimentos às mulheres. Carreta da Mulher Maranhense.

Serviço

O quê: Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural do Maranhão.

Cajari/MA

Data: 11 e 12/02

Horário: 8h às 17h

Local: Escola Iracema Paraguaçu Muniz e na Escola Municipal Cirene Abreu Serra

Pedro do Rosário/MA

Data: 14 e 15/02

Horário: 8h às 17h

Local:  Creche Mãe Dudu, Ginásio Poliesportivo Jaime Mousinho Silva, Câmara Municipal e Prefeitura Municipal

Guimarães/MA

Data: 18 e 19/02

Horário: 8h às 17h

Local: Escola Urbano Santos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.