Tecnologia

Sindomar lançará ‘hub’ de inovação em setembro

O complexo portuário maranhense é escolhido para projetos de tecnologia e inovação.

Divulgação

Atualizada em 02/09/2024 às 16h39

SÃO LUÍS - O Sindicato dos Operadores Portuários do Maranhão ( SINDOMAR) está trazendo ao complexo portuário do Maranhão o seu Hub de inovação. O objetivo do hub é oferecer uma estrutura para acelerar inovações e promover o crescimento econômico com tecnologias avançadas. A iniciativa será lançada no dia 3 de setembro de 2024, no vagão de inovação da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), localizada no Porto do Itaqui, Vila Maranhão, São Luís. Espécie de ponte, o hub conectará os desafios de inovação de pelo menos 13 empresas portuárias com o que vem sendo trabalhado em startups, universidades, centros de pesquisa e empresas do ramo da tecnologia.

A programação inclui uma série de atividades voltadas para inovação e economia, começando com um Welcome Coffee às 9h. Logo após, às 9h30, haverá a abertura oficial do evento feita pelo presidente do SINDOMAR, Daniel Pereira. A primeira palestra, às 9h40, será ministrada por João Silva, CEO da Creative Pack e Aduela Ventures, que abordará o tema "HUB: O marco zero da nova economia". Às 10h, a segunda palestra será conduzida por Ed Dantas, ex-head de inovação de Suape e atual CEO da Databizz, com o tema "Além da inovação: Superfície, ondas e camadas". Além disso, haverá a assinatura do protocolo de intenções às 10h35, seguida pelo encerramento do evento e uma sessão de networking às 10h50.

“Temos 13 empresas portuárias associadas ao sindicato, e junto a elas queremos transformar produção científica em economia real, em negócios. Queremos, inclusive, diminuir a diferença entre a quantidade de pessoas formadas, bem capacitadas que exportamos para o restante do país e o mundo e as que permanecem aqui. Para isso, estamos criando um lugar de inovação e tecnologia na área portuária”, declarou o presidente do SINDOMAR, Daniel Pereira.

Iniciativas em andamento

Em relação ao Hub de Inovação, o SINDOMAR anunciou uma série de iniciativas inovadoras para impulsionar sua eficiência e competitividade no setor de logística. Entre as principais ações, está a parceria com universidades para pesquisa e desenvolvimento em Inteligência Artificial aplicada à logística, e novas tecnologias de transporte.

A instituição também firmou acordos de cooperação técnica para validação de provas de conceito (POCs) e lançou trilhas de inovação corporativa focadas na resolução dos problemas enfrentados pelos seus associados.

Continua após a publicidade..

O sindicato busca projetos de automação, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e Big Data, Desenvolvimento de Capital Humano, capacitação e treinamento com workshops e seminários. O Hub de Inovação portuário proporciona facilitação de parcerias e colaborações com universidades e institutos de pesquisa, projetos de infraestrutura verde, além da otimização da cadeia de suprimentos, que são tecnologias que melhoram a coordenação e eficiência logística, reduzindo tempos de espera e custos.

Como funcionará

O Hub de Inovação é um espaço tecnológico e físico que promove a inovação e o crescimento econômico. Ele atrai especialistas em tecnologia, engenharia, logística e gestão portuária, oferecendo um ambiente propício para o desenvolvimento profissional.

As ações do Hub de Inovação são desenvolvidas em parceria com a Creative Pack, instalada no edifício Michelangelo, no bairro Jardim Renascença, em São Luís. Nesse ambiente, há jornadas de inovação aberta, voltadas para funcionários e parceiros do sindicato. Há ainda Hackathons e competições, que são organização de eventos que estimulam a criatividade e a resolução de problemas, incentivando a participação ativa de todos os envolvidos.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.