CONTAS PÚBLICAS

TCE amplia prazo para envio de informações de transparência

Gestores têm até 31 de maio para responder ao questionário sobre transparência ativa

Ipolítica

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) desempenha um papel crucial na fiscalização das contas públicas, atuando como órgão de controle externo. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A Secretaria de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (Sefis) estendeu o prazo até o dia 31 de maio para que os Controladores Internos dos Poderes e órgãos estaduais e municipais do Maranhão submetam as informações relacionadas à transparência ativa. O questionário, parte do terceiro ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), deve ser enviado através do Sistema de Avaliação do TCE/MA.

Esta extensão de prazo visa proporcionar aos gestores públicos maior tempo para organizar e revisar as informações que serão fornecidas ao Tribunal de Contas do Estado, assegurando a precisão e a adequação dos dados submetidos.

O PNTP é uma iniciativa que visa melhorar a qualidade da informação pública disponível aos cidadãos e promover a transparência na gestão pública. O programa enfatiza a importância de disponibilizar dados que sejam de interesse público de maneira clara e acessível, padronizando e fiscalizando a transparência em toda a administração pública.

Papel do TCE na Fiscalização de Contas Públicas

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) desempenha um papel crucial na fiscalização das contas públicas, atuando como órgão de controle externo. Ele é responsável por avaliar a legalidade, a legitimidade e a economicidade da gestão dos recursos públicos pelos diversos entes federativos. O TCE examina as contas anuais dos administradores públicos, podendo aplicar sanções em casos de irregularidade. Além disso, o tribunal promove a transparência e o acesso à informação, contribuindo para a conscientização e o engajamento cívico, essenciais para a governança pública eficaz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.