SÃO LUÍS - A procuradora-chefe do Ministério Público de Contas, Flávia Gonzalez Leite foi sabatinada na manhã desta segunda-feira (18) por comissão especial na Assembleia Legislativa do Maranhão, após ter sido indicada pelo governador Carlos Brandão (PSB) para o cargo de conselheira de contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA).
Depois da aprovação na sabatina, o nome dela será submetido agora ao Plenário do Legislativo, em sessão extraordinária que será realizada amanhã (19). Se aprovada, Flávia herdará a vaga que ficou aberta na Corte com a aposentadoria do conselheiro Raimundo Oliveira Filho.
A sabatina de Flávia foi conduzida pela comissão especial nomeada pela presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB).
O colegiado foi formada pelos deputados Roberto Costa (MDB), Rafael Leitoa (PSB), Davi Brandão (PSB), Ricardo Rios (PCdoB) e Eric Costa (PSD).
O fato, portanto, é histórico.
Em maio deste ano Flávia Gonzalez havia assumido o comando do Ministério Público de Contas para o biênio 2023/2024, por escolha do governador Carlos Brandão, após o mesmo ter recebido uma lista tríplice para o posto.
Na ocasião, o procurador Jairo Cavalcanti - que chefiou o órgão no biênio anterior -, passou a exercer a função de corregedor do MPC. Já Douglas Paulo da Silva deixou a Supervisão de Acórdãos para assumir a vice-procuradoria.
Continua após a publicidade..
Biografia
Flávia Gonzalez é graduada em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pós-graduada em Direito Processual Civil e Direito Constitucional pela Faculdade Cândido Mendes. Já atuou como professora convidada da Escola Superior de Controle Externo do Maranhão e foi diretora adjunta da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON).
Ela também foi advogada da União e procuradora do Estado do Maranhão. Aprovada nos concursos da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (2003) e da AGU, para a função de procuradora da Fazenda Nacional (2004).
Entenda o funcionamento do TCE/MA
O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) é o órgão responsável pela fiscalização do uso do dinheiro público do estado e dos municípios do Maranhão, em paralelo à atividade exercida pela Assembleia Legislativa e pelas Câmaras de Vereadores.
O tribunal emite opinião técnica sobre as demonstrações financeiras dos entes federativos maranhenses encerradas em 31 de dezembro de cada ano. Essa opinião técnica (parecer prévio) é peça essencial para o Poder Legislativo aprovar ou reprovar as contas do chefe do Poder Executivo.
Integram a Corte de Contas do Maranhão, os conselheiros: Marcelo Tavares (presidente); João Jorge Jinkings Pavão (vice-presidente); Álvaro Cesar de França Ferreira; José Ribamar Caldas Furtado; Joaquim Washington Luiz Oliveira e Daniel Brandão.
Se aprovada pela Assembleia Legislativa, Flávia Gonzalez assumirá a cadeira de Raimundo Oliveira Filho, que se aposentou do cargo neste mês. OIiveira atuava como corregedor da Corte.
A Corte, portanto, é composta por sete membros efetivos.
Flávia será a única mulher na composição, caso tenha o seu nome aprovado pelo Legislativo.
Saiba Mais
- TCE exige anulação de contrações irregulares de Rosário
- “Ainda não somos Oposição”, diz Carlos Lula sobre governo Brandão
- TCE realizará concurso público para recomposição de quadro funcional
- TCE amplia prazo para envio de informações de transparência
- Assembleia aprova projeto que estabelece critérios para candidatura à vaga no TCE
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias