Documentação

TCE prorroga prazo de entrega da prestação de contas 2022

Órgão alega dificuldades de municípios em virtudes de enchentes provocadas por fortes chuvas no estado.

Ipolítica

Decretos de calamidade foram levados em conta para prorrogação (Divulgação/TCE)

SÃO LUÍS - O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) decidiu estender o prazo para que prefeitos, presidentes de câmaras municipais e demais gestores públicos apresentem documentação relativa à prestação de contas do exercício financeiro de 2022.

A decisão consta de portaria publicada emitida nesta semana pela Corte de Contas. De acordo com o ato, ficou estabelecido que o novo prazo para os gestores prestarem contas é 10 de abril, próxima segunda-feira.

“Para que o prazo de cumprimento do dever constitucional de prestar contas fosse prorrogado foram considerados os o Decreto Estadual n.º 38177, de 17 de Março de 2023 e o Decreto n.º 38191, de 24 de Março de 2023, que decretou situação emergencial em mais de 40 (quarenta) municípios maranhenses devido os prejuízos causados pelas fortes chuvas”, diz o TCE em nota.

O secretário de fiscalização do órgão, Fábio Alex de Melo, ressalta que a medida, de caráter excepcional, oportunizará aos gestores, mesmo nas atuais circunstâncias de contingência, organizarem-se para o integral cumprimento da obrigação de prestar contas ao órgão de controle externo.

Continua após a publicidade..

“Prorrogamos o prazo em razão de vários municípios estarem passando por um momento de extrema dificuldade em virtude das fortes chuvas que atingem o Maranhão. Desta forma, as administrações públicas, além de atenderem às prioridades decorrentes do estado de emergência, poderão utilizar o tempo adicional para cumprir a obrigação de prestar contas de suas ações”, afirmou.


 

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.