Diplomacia

Comitiva de Lula que irá a China já tem cinco maranhenses

Além do governador Carlos Brandão e do ministro Juscelino Filho, irão a senadora Eliziane Gama e os deputados Fábio Macedo e Cléber Verde.

Ipolítica

Juscelino acompanhará Lula em visita à China (Marcelo Rodrigues / Rádio Mirante AM)

SÃO LUÍS - Cinco maranhenses estão na lista da comitiva oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que irá à China na próxima semana. 

Além do ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União), estão confirmados o governador Carlos Brandão (PSB); a senadora Eliziane Gama (PSD) e os deputados federais Fábio Macedo (Podemos) e Cléber Verde (Republicanos).

Cléber Verde foi o último a ter o nome confirmado.

Lula pretende embarcar para a China com a comitiva, que integrará ministros, deputados, senadores e assessores, no dia 11 de abril (terça-feira).

A missão internacional deveria ter ocorrido no dia 25 de março mas foi adiada por causa de problemas de saúde do petista. Lula foi diagnosticado dias antes com uma broncopneumonia e os médicos recomendaram repouso. 

Ele passou mais de uma semana despachando do gabinete, sem qualquer compromisso externo. 

Leia também: Trump chega ao tribunal para audiência judicial nos EUA

Continua após a publicidade..

Negócios

China é o maior parceiro comercial do Brasil. Ele foi convidado pelo presidente Xi Jinping.

Em solo asiático, Lula deve tratar de temas que vão desde a guerra entre Rússia e Ucrânia, questões comerciais e de governança global e a promoção de produtos brasileiros no mercado chinês.

Apesar de o Brasil não estar diretamente envolvido no conflito, Lula já disse publicamente que conversará com Xi Jinping sobre o papel da China na resolução da guerra. 

O petista defende que o país asiático seja um dos líderes de um grupo de países para buscar uma solução diplomática para a guerra entre os dois países.

 

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.