Índia

Lula defende América do Sul como zona de paz durante visita à Índia

Presidente discursou ao lado de Narendra Modi e reforçou fortalecimento do Sul Global e cooperação estratégica entre os países.

Ipolítica, com informações do g1

Lula afirma na Índia que Brasil está comprometido com América do Sul como zona de paz e assina acordo sobre minerais críticos. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

ÍNDIA – O presidente Luiz Inácio Lula afirmou neste sábado (21) que o Brasil está comprometido com a manutenção da América do Sul como zona de paz. A declaração foi feita durante discurso ao lado do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, em visita oficial ao país asiático.

Lula destacou que Brasil e Índia compartilham desafios semelhantes e defendeu o fortalecimento do Sul Global para evitar novas polarizações internacionais.

Lula reforça compromisso com América do Sul como zona de paz

Segundo o presidente, a cooperação entre Brasil e Índia pode fortalecer a relação bilateral e ampliar o protagonismo do Sul Global.

“Se nós trabalharmos juntos, vamos fortalecer a relação bilateral Brasil-Índia e fortalecer o Sul Global, para que a gente não entre nunca mais numa guerra fria entre duas potências”, afirmou.

Durante o discurso, Lula ressaltou que a defesa da América do Sul como zona de paz é um compromisso estratégico do Brasil na política externa.

Brasil e Índia assinam acordo sobre minerais críticos

Na agenda bilateral, os dois países firmaram um acordo sobre minerais críticos e terras raras. O entendimento amplia a cooperação em insumos estratégicos utilizados em:

  • veículos elétricos;
  • painéis solares;
  • smartphones;
  • motores de jatos;
  • mísseis guiados.

Lula afirmou que o acordo representa avanço na parceria estratégica entre as nações e reforça a cooperação em energia renovável e transição energética.

“Ampliar os investimentos e a cooperação em energias renováveis e minerais críticos está no cerne do acordo pioneiro que assinamos hoje”, declarou.

Segundo Narendra Modi, o entendimento é um passo importante para fortalecer cadeias de suprimento resilientes.

Comércio bilateral e fortalecimento do Sul Global

Brasil e Índia também discutiram a ampliação das trocas comerciais, que superaram US$ 15 bilhões em 2025. A meta é alcançar US$ 20 bilhões até 2030.

O Brasil é atualmente o principal parceiro comercial da Índia na América Latina.

Durante a visita, Lula participou de cerimônia oficial, prestou homenagens a Mahatma Gandhi e integrou cúpula global sobre inteligência artificial.

Após a agenda na Índia, o presidente seguirá para a Coreia do Sul, onde terá reuniões com o presidente Lee Jae-myung e participará de fórum empresarial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.