Operação Átria

Operação de combate à violência contra a mulher efetua 245 prisões no Maranhão em 30 dias

Os dados da Operação Átria no Estado foram apresentados em coletiva nessa terça-feira (28).

Imirante, com informações da Polícia Civil

Atualizada em 29/03/2023 às 08h20
A força-tarefa cumpriu mandados de prisão. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

SÃO LUÍS - No Maranhão, 245 pessoas foram presas no âmbito da Operação Átria, que visa combater a violência contra a mulher. Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, 61 mandados de prisão preventiva contra investigados, e foram expedidas 977 Medidas Protetivas de Urgência (MPU). Além disso, a Polícia Civil concluiu 618 inquéritos, apreendeu 17 armas brancas e apreendeu oito armas de fogo.

Leia mais:

A cada 54 horas, Maranhão registrou um caso de violência contra a mulher em 2022, diz estudo

No total, 2.213 mulheres foram atendidas. O balanço da operação no Maranhão se refere ao período de 27 de fevereiro e 28 de março e foi apresentado durante uma coletiva realizada nessa terça-feira (28) na sede administrativa da Polícia Civil do Maranhão, em São Luís.

Além do trabalho de repressão, a força-tarefa também realizou ações preventivas como campanhas e palestras em shoppings, escolas e praças com objetivo conscientizar a população em geral sobre a prevenção da violência contra a mulher, bem como o feminicídio. Ao total, 95 palestras preventivas foram ministradas em todo Maranhão.

A Operação Átria foi planejada e coordenada pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com as forças de segurança dos Estados, ocorreu de forma simultaneamente em todo o Brasil visando fortalecer as medidas no combate à violência contra a mulher por meio de várias ações.

Como denunciar casos de violência contra a mulher

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.