SÃO LUÍS

Comissões começam a analisar PL de reajuste de professores do magistério

Projeto de Lei foi encaminhado para o Legislativo pelo prefeito Eduardo Braide e será analisado por três colegiados na Câmara: Comissão de Educação, de Orçamento e a CCJ.

Ronaldo Rocha / Núcleo de Política

Atualizada em 26/03/2022 às 18h02
Professores da rede municipal de ensino pressionaram vereadores na semana passada (Nasaré Silva)

SÃO LUÍS - O Projeto de Lei 040/2022 de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a atualização do vencimento e enquadramento de professores do magistério da rede municipal de ensino de São Luís, já foi encaminhado para a análise das comissões técnicas da Câmara.

Três colegiados vão apreciar e emitir parecer sobre a proposta, antes de a peça ser levada ao Plenário da Casa: Comissão de Educação; Comissão de Orçamento e a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

A proposta criou polêmica e reação de professores da rede municipal, porque contempla apenas cerca de 200 professores do magistério [nível técnico] de um universo de cerca de 7 mil profissionais da Educação.

Na semana passada os professores chegaram a ocupar a galeria da Câmara Municipal como forma de pressionar os vereadores.

Articulados pelo Sindicato dos Professores da Rede Municipal, o SindEducação os professores manifestaram temor em relação ao não reajuste para os demais profissionais.

O prefeito Eduardo Braide (Podemos) chegou a iniciar um diálogo com a sua base na Casa para que a matéria fosse apreciada em caráter de urgência, mas a oposição e dissidentes, como o vereador Marcial Lima (Podemos) - substituído da liderança de governo -, reagiram e frearam a tentativa.

No atual cenário, não há prazo estabelecido para que a matéria vá ao Plenário. Contudo, a base governista entende que conseguiu iniciar um diálogo na Casa para evitar derrota na apreciação do projeto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.