COLUNA
Ronaldo Rocha
Ronaldo Rocha é jornalista de política do Grupo Mirante.
Legislativo

Câmara adia para o dia 6 de janeiro votação do Orçamento 2026

Votação estava agendada para o dia 2 de janeiro, após vereadores não terem conseguido chegar a um consenso na semana passada, durante sessão extraordinária.

Ipolítica

Atualizada em 29/12/2025 às 17h13
Plenário da Câmara Municipal de São Luís (Leonardo Mendonça / Agência Câmara)

SÃO LUÍS - O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor (PSB), convocou para o dia 6 de janeiro a votação - em sessão extraordinária -, do Projeto de Lei 356/2025 que institui o Plano Plurianual do Município de São Luís e o Projeto 355/2025, que estima receita e fixa despesas para o exercício financeiro 2026 na capital. 

Sessão extraordinária vai votar orçamento 2026

A sessão extraordinária para a votação das duas matérias estavam agendadas para o dia 2 [sexta-feira], desde a semana passada, após vereadores não terem entrado em consenso para a apreciação das peças na sessão que ocorreu no dia 26 de dezembro.

A nova data ocorre após alguns parlamentares já terem se manifestado anteriormente que dia 2 ficaria inviável reunir o Plenário e servidores da Câmara para o compromisso. 

Veja aqui a íntegra da Convocação

“A sessão extraordinária, na forma do artigo 136 do Regimento Interno, terá todo o seu tempo destinado à Ordem do Dia, cuja matéria será disponibilizada pelo presidente no dia anterior pelos mesmos canais das sessões ordinárias direcionadas em Plenário, dando a máxima publicidade para o conhecimento público”, destaca trecho da convocação assinada por Paulo Victor.

Nova data para eleição da Mesa foi aprovada

Na semana passada, em sessão extraordinária, os vereadores aprovaram, em segundo turno, a emenda à Lei Orgânica do Município que modifica o calendário da eleição da Mesa Diretora da Casa.

Anteriormente, a votação interna para definir o comando do Legislativo municipal ocorria no mês de abril. Com a nova regra aprovada, o pleito passa a ser realizado a partir de outubro do ano correspondente, como determina regra instituída pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em tempo

O orçamento 2026 de São Luís é recorde e tem montante global de R$ 6.031.163.583,55 bilhões. 


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.