SÃO LUÍS - Sem negociação entre o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão (Sttrema) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), a paralisação no sistema de transporte público na Grande São Luís chegou ao quarto dia neste domingo (24). De acordo com o Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA), uma nova audiência de mediação coletiva entre rodoviários e empresários será realizada na tarde desta segunda-feira (25), às 15h, na sede do órgão ministerial trabalhista.
Leia também: Grande São Luís chega ao quarto dia sem ônibus nas ruas
A audiência de mediação contará com a participação dos sindicatos de patrões e empregados, além dos representantes do município de São Luís. Também está prevista a notificação da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB) e da Procuradoria Geral do Estado do Maranhão (PGE) para comparecerem na audiência. Desde o início da paralisação, na última quinta-feira (21), já houve três rodadas de negociação entre Sttrema, SET e órgãos públicos para tentar encerrar a greve, mas todas elas falharam.
Continua após a publicidade..
A decisão da greve, segundo o Sttrema, foi tomada em Assembleia Geral, realizada no dia 13 de outubro. A categoria pede, entre outros itens: 13% de reajuste salarial; jornada de trabalho de seis horas; tíquete de alimentação no valor de R$ 800; manutenção do plano de saúde e a inclusão de um dependente e concessão do auxílio-creche para trabalhadores com filhos pequenos.
Um dia antes do início da greve, a Prefeitura de São Luís informou que garantiria, na Justiça, a circulação de 90% da frota de ônibus em São Luís. Uma decisão liminar em favor da Prefeitura foi proferida pela desembargadora federal do Trabalho, Ilka Esdra Silva Araújo. Apesar da determinação judicial, os ônibus não circulam há quatro dias nos quatro municípios da Grande Ilha: São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa.
Saiba Mais
- Deputados cobram solução para problemas no transporte público de São Luís
- Mais um ônibus fica no "prego" na Av. Jerônimo de Albuquerque, em São Luís
- Procon-MA entra na justiça para reduzir valor da passagem em São Luís
- Vereadores criticam reajuste de R$ 0,30 na passagem de ônibus em São Luís
- Governo anuncia aumento nas passagens de linhas de ônibus semiurbanos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias