SÃO LUÍS – O tripulante indiano de um navio que chegou em maio ao Maranhão morreu no último sábado (26). Trata-se de Rajan Parakottil, de 54 anos, que estava internado com a variante Delta do novo coronavírus.
O indiano chegou no navio MV Shandong da Zhi, que ficou em quarentena. O homem ficou internado em hospital da rede privada, mas não resistiu. Ele começou a sentir os sintomas da Covid no dia 4 de maio, apresentando febre.
Além do indiano, foi feita uma avaliação clínica dos outros 23 tripulantes da embarcação e a coleta de amostras para diagnóstico da Covid-19 e investigação epidemiológica dos casos suspeitos.
Leia mais:
Testes de pessoas que tiveram contato com paciente indiano não detectaram nova cepa
Governo do Maranhão afirma que Anvisa autorizou entrada de 38 indianos no Estado
Continua após a publicidade..
Indiano é internado em hospital de São Luís com Covid-19
Depois, outros dois tripulantes foram retirados de helicóptero para se tratar da Covid, se recuperaram e voltaram para o navio. Foi feito um rastreio com cerca 230 pessoas que tiveram contato com a tripulação. Segundo o secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, nenhum deles foi diagnosticado com a variante.
Durante a inspeção, foram coletadas 23 amostras do tipo PCR, sendo 21 de pessoas assintomáticas e duas de pessoas sintomáticas. As amostras coletadas foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen-MA) e para o Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, que fará o sequenciamento genômico.
Uma reportagem exibida pelo Fantástico, na TV Globo, nesse domingo (27), mostrou que a variante Delta preocupa especialistas. No mundo, ela se espalha rapidamente. (Assista aqui).
O hospital onde o indiano estava internado se manifestou sobre a morte do paciente. Veja:
"O Hospital UDI Hospital lamenta a morte do paciente Rajan Parakottil e se solidariza com a dor dos familiares. O hospital também informa que não tem autorização para divulgar mais detalhes."
Saiba Mais
- Boletim indica manutenção de queda de casos de covid-19
- Casos de covid-19 diminuem no Brasil, revela pesquisa da Fiocruz
- Boletim indica aumento de síndromes respiratórias por Covid-19
- Fiocruz mantém alerta para alta de casos graves de Covid-19
- Fiocruz alerta para aumento de casos de Covid-19 no Brasil
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias