SÃO LUÍS – O Serviço Social da Indústria (Sesi) está organizando a "Ação contra a dengue" durante toda esta semana na Cidade Olímpica, em São Luís. A ação contra a dengue encerra-se no próximo sábado (2) e está mobilizando a comunidade para conter o avanço da doença no bairro. A mobilização conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e TV Mirante (afiliada Rede Globo no Maranhão), além de outros parceiros.
Entre as atividades desenvolvidas, está ação educativa e preventiva sobre coleta de lixo e entulho na comunidade. Oficinas sobre reutilização de garrafas PET, armazenamento de água, ações em escolas com palestras, gincanas, esquetes teatrais, aplicação de inseticida, distribuição de materiais educativos com orientações sobre a prevenção e cuidados com os sintomas da dengue. As equipes, também, visitarão empresas industriais reforçando a necessidade de se adotar medidas preventivas à doença. Serão realizadas, ainda, vistorias para identificar possíveis focos de proliferação do mosquito da dengue e trabalho de conscientização.
Números da doença
Continua após a publicidade..
De acordo com os últimos dados divulgados – neste mês de março – pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, foram notificados, até o dia 26 de fevereiro, 155.613 casos em todo o país – número 37% menor do que no mesmo período do ano passado. No Maranhão, foram registrados 2.198 casos nas primeiras oito semanas deste ano, contra 276 casos registrados com relação ao mesmo período de 2010.
A região Norte concentra 31,6% do total de casos suspeitos, com 49.101 notificações. Em seguida, estão as regiões Sudeste (27% e 42.092 casos), Nordeste (18,4% e 28.653 notificações), Centro-Oeste (12,3% e 19.066 casos) e Sul (10,7% e 16.701 casos).
* Com informações do Sistema Fiema.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias