SÃO LUÍS - A primeira semana do Mutirão de Ações Emergenciais contra a Dengue em São Luís - desenvolvido pelo governo do Estado, em parceria com o Exército, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Prefeitura de São Luís, foi encerrada, nesta sexta-feira (25), com uma caminhada pelas ruas do Vinhais e da Vila Vinhais.
Agentes de endemias, técnicos da Vigilância Epidemiológica do estado e alunos da rede municipal de ensino distribuíram panfletos e chamaram a atenção da população para o risco de uma epidemia da doença.
A concentração aconteceu em frente à sede da Associação dos Moradores da Vila Vinhas, de onde partiu a caminhada seguida por carros de som, da Vigilância Epidemiológica (estadual e municipal) e Funasa. No trajeto foram recolhidos utensílios não mais utilizados por moradores, e que são potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Segundo informou o secretário adjunto de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Alberto Carneiro, a ação serviu para conclamar a população para a importância de ser combater ao mosquito. "Nessa luta uma arma tão importante quanto a união do Estado com a Prefeitura é o papel da sociedade civil, somando-se aos agentes de endemias que visitam casa a casa, à procura de focos e eliminando os criadouros do mosquito", lembrou Alberto Carneiro.
Continua após a publicidade..
A postura preventiva foi incentivada por meio de conversas com moradores a cada visita feita pelos agentes de endemias, por homens do Corpo de Bombeiros e Exército, nos quatro dias de ação intensiva no bairro e adjacências. Uma didática reforçada pela distribuição de folders e o apoio de 10 carros de som que divulgaram mensagens educativas sobre prevenção e combate à dengue.
De acordo com o coordenador do Programa de Combate a Dengue de São Luís, Pedro Tavares, até terça-feira (29), serão contabilizados os domicílios visitados naquela área. Ele acredita que a meta de cada agente visitar 35 domicílios por dia, estipulada pelo governo do Estado, tenha sido atingida.
A segunda etapa do mutirão contra a dengue em São Luís terá início dia 2 de abril na Cidade Olímpica, área indicada pela prefeitura devido ao alto índice de incidência de casos da doença.
As informações são da Secom do Estado.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias