SÃO LUÍS - A Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) realizará, quarta-feira (9), em todo o Maranhão, atividades alusivas à campanha do Dia Nacional de Mobilização Contra a Dengue. O objetivo é promover ações de combate e prevenção à doença. O projeto será desenvolvido no estado por recomendação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
De acordo com a Superintendência da Funasa, a dengue é tema estratégico e prioritário da agenda política e técnica do Governo Federal e se constitui hoje em um dos principais problemas de saúde pública do Brasil, que tem interface direta com as condições sociais, de saneamento, saúde e meio ambiente.
O Dia Nacional de Mobilização terá também como objetivo sensibilizar o corpo funcional da fundação e a sociedade em geral sobre a importância de cada cidadão no combate e controle da dengue, como ação complementar ao que está sendo desenvolvido pelas secretarias de saúde do estado e dos municípios.
Ordem de serviço - Na oportunidade, a Superintendência Estadual da Funasa assinará a ordem de serviço para a construção do laboratório de controle de qualidade da água, que deverá tornar-se referência na região Nordeste. E, com atividades educativas, realizará palestras, apresentação de teatro de fantoches, distribuição de materiais educativos, visitas orientadas de inspeção para verificar a existência e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegytpi (transmissor da dengue) nos prédios da instituição e nos prédios vizinhos – públicos e privados -, visita à Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água da Funasa e ao Laboratório de Entomologia.
Deverão participar do evento os secretários da Saúde do Estado e do Município de São Luís, os coordenadores estadual e municipal de Controle da Dengue, o superintendente de Vigilância Epidemiológica do Estado, entre outras autoridades.
Continua após a publicidade..
Incidência - Entre os meses de janeiro e novembro do ano passado, São Luís registrou um aumento de mais de 700% em casos de dengue, se comparado a 2009. O percentual elevado representou quase a metade dos casos registrados no mesmo período em todo o estado.
Ao todo, a capital teve 2.745 notificações de casos da doença até novembro de 2010. De janeiro a dezembro do ano anterior (2009), haviam sido registrados apenas 340 ocorrências na cidade. O levantamento, na época, havia sido feito pela Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Os municípios que integram a região metropolitana - Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e São Luís - formam a regional que apresentou o maior índice de casos da doença no ano passado: 3.027.
Mais
A localidade com maior número de casos de dengue na capital em 2010 foi o bairro São Francisco, com 237 registros. Em seguida, aparece o Coroadinho, com 142 , Vila Embratel, com 107, Cidade Operária, com 85, e Turu, que registrou 79 casos.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias