Cadastro

Cadastro Ambiental Rural no Maranhão será lançado nesta quinta

Divulgação/Sema

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

SÃO LUÍS - Com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais no Maranhão, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Victor Mendes, e o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural e Sustentável do Ministério do Meio Ambiente - MMA, Paulo Guilherme Cabral, apresentam o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) e o Cadastro Ambiental Rural (CAR), nesta quinta-feira (14), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, às 14h.

A solenidade de apresentação do SiCAR e do Cadastro Ambiental Rural terá a participação de representantes dos governos, ambientalistas, produtores e proprietários de imóveis rurais.O projeto tem o objetivo de garantir uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e o intenso combate ao desmatamento.

Para o secretário Victor Mendes, o CAR possibilitará um olhar nas dimensões ambiental, econômica e social das políticas públicas para o setor rural. "O Cadastro nos permite a geração de dados para subsidiar políticas públicas nessas três dimensões, especialmente no âmbito da agricultura familiar, fortalecendo esse segmento de grande relevância no Maranhão", enfatizou Mendes.

A implementação do CAR no Estado é uma das ações que a Sema pactuou com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio de financiamento obtido junto ao Fundo Amazônia. São R$ 20 milhões não reembolsáveis, que estão sendo investidos no Estado, na criação do CAR, elaboração de Planos de Recomposição de Áreas Degradadas e Alteradas, fortalecimento institucional e melhoria da gestão da Sema.

Segundo o titular da Sema, com a criação do CAR, o Maranhão passará a contar com um banco de imagens de satélite que permitirá localizar, identificar e georrefenciar os imóveis rurais. Além de instrumento de gestão ambiental, o Cadastro Ambiental pode se consolidar como porta de entrada para o maior programa de recuperação ambiental e combate ao desmatamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.