G8

Países ricos prometem US$ 15 bi no combate à fome

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 13h14

SÃO PAULO - Os países reunidos na cúpula do G8 vão se comprometer a investir pelo menos US$ 15 bilhões em três anos para combater a fome e garantir a segurança alimentar no mundo.

A informação está no esboço do documento final da cúpula sobre segurança alimentar, ao qual as agências de notícias tiveram acesso. A cúpula dos sete países mais ricos mais a Rússia, na cidade italiana de L'Aquila, termina nesta sexta-feira (10).

Nele, explica-se que os governos vão investir essa quantia em uma "estratégia coordenada e integral, centrada no desenvolvimento sustentável da agricultura".

"Seguimos profundamente preocupados com a segurança alimentar mundial, o impacto da crise financeira e econômica e a alta dos preços dos alimentos no ano passado, que afeta os países menos capazes de enfrentar o agravamento da fome e da pobreza", dizem os líderes no documento.

"Ainda que os preços dos alimentos básitos tenham baixado em relação aos seus níveis recordes de 2008, ele seguem em níveis historicamente elevados e instáveis."

O compromisso com a segurança alimentar, promovido pelo presidente dos EUA, Barack Obama, tem ênfases em práticas "sustentáveis" e frisa a importância de estimular o setor privado nos países que recebem ajuda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.