MEC inicia pesquisa sobre diversidade na rede pública do ensino básico no país

A Voz do Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 14h15

BRASÍLIA - O Ministério da Educação inicia neste mês uma pesquisa nas cinco regiões do país sobre diversidade nas escolas públicas do ensino básico. A idéia é conhecer melhor como a escola lida com a diversidade.

Os técnicos do MEC querem saber como professores, alunos, profissionais da educação, gestores públicos e a comunidade convivem com crenças, valores, e atitudes no ambiente escolar.

O trabalho será feito em 32 escolas públicas de 16 cidades do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba, Bahia, Goiás e Amazonas. Em cada município participarão duas escolas, uma da região metropolitana e uma da área rural ou que tenha alunos moradores no campo.

Para a diretora de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Linda Goulart, “a discriminação em relação à diversidade nem sempre está aparente no cotidiano da escola e é preciso conhecer o problema com profundidade para que se possa aprender a lidar com a questão.

A Pesquisa Nacional sobre Diversidade na Educação está sendo elaborada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) e pelo Inep e será realizada pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

De acordo com Linda Goulart, serão avaliadas questões como etnia, raça, cor, gênero, opção sexual, violência dentro e fora da escola, o tratamento dos estudantes da área rural que migram para estudar na cidade, entre outros temas.

O estudo terá duas etapas: a primeira começa agora e vai até novembro quando serão entrevistados estudantes da 5ª à 8ª séries, professores, merendeiros, porteiros, pais de alunos, e a comunidade. A segunda etapa, no ano que vem, constará de uma pesquisa de campo com questionários estruturados que serão aplicados nas escolas.

Segundo Linda Goulart, após identificar onde estão os problemas de discriminação, o MEC terá mais condições de enfrentar a questão, incluindo o tema da diversidade em debates, nos currículos escolares e nos cursos de formação de professores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.