Governo abre seleção para formar gestores na área social

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 14h15

BRASÍLIA - O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) abre hoje (2) processo de seleção de instituições de ensino superior – públicas e privadas – para constituir uma rede descentralizada de capacitação de gestores. O objetivo é formar multiplicadores e gerentes que atuam nas áreas de assistência social e programas de transferência de renda de 629 municípios do país.

A capacitação, que será realizada em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), visa a aprimorar o monitoramento e a avaliação dos programas sociais. Outra finalidade é contribuir para a implementação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), criado em 2005 e que reorganiza o atendimento, agiliza os repasses dos recursos federais, respeita as realidades locais e coloca a família como o centro das políticas do setor.

Serão realizados dois tipos de cursos - um em Brasília, para formação de multiplicadores indicados pelas instituições de ensino, e outro para capacitação de gerentes sociais, que ocorrerá de forma descentralizada em 16 regiões do país. Esses gerentes deverão ser vinculados às secretarias estaduais e municipais de Assistência Social nos estados, capitais e cidades integrantes das regiões metropolitanas, com população igual ou maior que 100 mil habitantes ou ainda aquelas enquadradas na Gestão Plena do Suas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.