UFMA e CVRD assinam Termo de Cooperação Tecnológica

Atualizada em 27/03/2022 às 14h15

SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) assinam nesta sexta-feira (29) um Termo de Cooperação na área de Ciência, Tecnologia e Cultura, que visa firmar um intercâmbio de pesquisa entre UFMA e CVRD. O evento acontece a partir das 8h30, no Palácio Cristo Rei, localizado no Centro de São Luís.

Como primeira iniciativa concreta, a UFMA, através do Laboratório de Automação Industrial, desenvolverá um Software Especialista que objetiva otimizar o processo de automação industrial no sistema de descarga de vagões no TMPM (Terminal Marítimo Ponta da Madeira). O projeto está sendo coordenado pelo professor doutor João Viana Neto, do Departamento de Engenharia de Eletricidade da UFMA, e envolverá durante 18 meses dois alunos de mestrado e 15 universitários dos cursos de Matemática, Engenharia Elétrica e Computação.

Ao mesmo tempo em que o convênio tenciona contribuir para a capacitação de mão-de-obra qualificada em níveis de graduação e de pós-graduação, é também um espaço de aprendizagem para os profissionais da CVRD, que contribuirão diretamente para a confecção do sistema. Além de mão-de-obra qualificada, a Universidade vai disponibilizar o acesso a laboratórios especializados e bibliotecas.

A parceria envolve ainda projetos de pesquisa e desenvolvimento relacionados a cinco segmentos estratégicos: Pesquisa e Inovação, Educação Continuada, Educação Profissional, Desenvolvimento Social e Patrocínios Culturais.

Com informações da Universidade Federal do Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.