Projeto Sabença atingirá jovens de organizações não governamentais

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h05

SÃO LUÍS - A juventude, representada pelas organizações não governamentais, marcará presença no terceiro momento do projeto Sabença Museu-Escola, que acontecerá no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, do Governo do Estado, de 4 a 5 de maio, com a promoção de palestras, oficinas e visitas monitoradas de exposições. Nesta edição, 150 jovens assistirão às palestras com os temas Carnaval, Festa do Divino Espírito Santo, Brinquedos Populares e Bumba-meu-boi, além de participarem das oficinas de máscaras carnavalescas, caixa do divino espírito santo, roque-roque e boizinho.

Criado em 2000, o Sabença já beneficiou indiretamente 2000 pessoas entre jovens, pais e lideranças locais, dando um show de educação e cultura onde o principal objetivo é promover ações conjuntas. Através do projeto, que é promovido pela Associação Melhor Viver e a Comissão Maranhense de Folclore em parceria com o Instituto de Cidadania Empresarial – ICE (MA), criou-se um elo da escola com elementos representativos da cultura popular, tendo como referencial o acervo museológico e bibliográfico do CCPVF.

Voltado inicialmente para alunos do ensino médio e fundamental das escolas públicas e particulares, o projeto Sabença se destina, agora em 2004, às ONGs envolvidas no intercâmbio “Troca de experiências em Educação”, do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), que trabalha com crianças e adolescentes em situação de risco social. São parceiras do ICE, o Centro Educacional e Profissional do Coroadinho (CEPC), Instituto do Homem, Grupo de Apoio às Comunidades Carentes (GAAP), Grupo de Dança Afro-Malungos (GDAM), Centro Educacional São José Operário, Associação Melhor Viver, Comissão Maranhense de Folclore e Sociedade dos Amigos da Biblioteca Pública Benedito Leite.

As atividades do Sabença foram retomadas este ano e tiveram início nos dias 19 e 20 deste mês com a oficina de arte-educação intitulada Olho Sensível Pensamento Criativo, ministrada pela professora Aglaé d´Avila Fontes da Universidade Federal de Sergipe, destinado aos professores, monitores e participantes do projeto. Num segundo momento, ocorrido nos dias 23 e 24 de abril, foi implementado o chamado ´protagonismo social´, onde os jovens instrutores da ONG Melhor Viver, do bairro da Liberdade (bolsistas do CCPDVF), apresentaram para os também jovens da Ong Instituto do Homem da localidade de Viana, seus conhecimentos sobre Educação Ambiental, apresentando a cartilha Saúde Ambiental e produção de artesanato reciclado.

A terceira etapa do projeto Sabença Museu-Escola acontecerá, de 4 a 8 de maio, durante os períodos da manhã e tarde, recebendo, desta vez, os adolescentes do CEPEC do Coroadinho, GAAC da Vila Luizão, São José Operário da Cidade Operária e do GDAM.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.