Comunidade é beneficiada em Reality Show Espanhol

O Residencial 21 de Abril vai ganhar uma escola de ensino fundamental.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h09

SÃO LUÍS - A estréia da 4ª edição do Big Brother Brasil na última terça-feira, mais uma vez, surpreendeu em audiência. Acompanhar o dia-a-dia de 16 pessoas comuns durante três meses atrai a atenção de milhares de pessoas em todo o país.

Mas não é apenas no Brasil que os Reality Shows fazem sucesso. Na Espanha, a 5ª edição do programa “La Selva de Los Famosos”, produzido pelo canal de tv Antena 3, já conquistou uma audiência de 24% apenas entre os telespectadores locais. O programa, que começou a ser exibido na semana passada também é assistido no México, Peru, Argentina, e sul dos Estados Unidos.

O Reality Show Espanhol foi inspirado no americano Survivors (o mesmo que deu origem ao brasileiro No Limite), e está sendo realizado em plena Floresta Amazônica, às margens do Rio Negro, a 3h da capital amazonense, Manaus. Os 16 participantes são personalidades famosas na Espanha, desde atores e cantores a atletas, que tentarão sobreviver durante 2 meses enfrentando os perigos da maior floresta do mundo.

Mas o que chama a atenção em “La Selva de Los Famosos” é seu caráter solidário. O objetivo do programa é arrecadar doações em dinheiro para custear a construção de uma escola de ensino fundamental no Residencial 21 de Abril, em São Luís. “O programa começou a ser exibido no mesmo dia em que começaram as obras de construção da escola. Temos 60 dias para encerrar o programa e entregar a escola pronta para a comunidade”, conta o jornalista espanhol Carlos Saint, que acompanha diariamente as obras da escola enviando imagens que são exibidas durante o programa na TV Espanhola.

A escolha da comunidade do Residencial 21 de abril foi feita pela ONG internacional Plan, que desenvolve projetos voltados para crianças carentes em mais de 45 países em desenvolvimento, inclusive o Brasil, onde mantém escritórios nos estados de Pernambuco e Maranhão. “A comunidade de 21 de abril possui cerca de mil e duzentas crianças em idade escolar, mas não conta com nenhuma escola. Resolvemos construir uma escola para o ensino fundamental (1ª a 4ª série), porque este é o período de maior evasão escolar”, explica o promotor comunitário Clodomir Goaibeira Jr.

No Maranhão, a Plan Internacional desenvolve projetos em duas áreas, no Itaqui-Bacanga e na Cidade Olímpica. Apenas na área do Itaqui-Bacanga, da qual faz parte o Residencial 21 de abril, a ONG desenvolve 51 projetos em 25 comunidades, atendendo a cerca de 4.880 famílias.

Nesta segunda-feira, 19, o primeiro eliminado de “La Selva de Los Famosos”, o empresário argentino Guilhermo Furiase, esteve visitando as obras da escola municipal do Residencial 21 de Abril. Eliminado na noite deste último domingo com 68% dos votos, Guilhermo tem a missão de ajudar as crianças da comunidade a escolherem o nome da escola. “A idéia é fazer com que toda a comunidade, principalmente as crianças, participem da construção da escola. Nada mais justo do que permitir que as próprias crianças escolhessem o nome da escola que irá beneficiá-las”, diz o jornalista Carlos Saint.

A Escola Municipal do Residencial 21 de Abril foi orçada em 545 mil dólares e contará com uma estrutura que inclui cinco salas de aula, uma cozinha, um refeitório, uma sala administrativa, três banheiros, uma sala de almoxarifado, e uma quadra poliesportiva. Quando estiver pronta, a escola oferecerá 360 vagas para o Ensino Fundamental (1ª a 4ª série), além de criar 10 postos de trabalho para pessoas da comunidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.