Uema discutirá implantação de Usina para extração do óleo da mamona

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h09

SÃO LUÍS - A Universidade Estadual do Maranhão recebe nesta quarta-feira, a partir das 15h, no Auditório do Centro de Ciências Tecnológicas –CCT, o Doutor Carlos Khalil, pesquisador da Petrobrás que enfocará em sua palestra o tema: “A utilização do Biodiesel como combustível”.

O objetivo da visita é também discutir a implantação de uma usina-piloto na UEMA para a extração do óleo da mamona em reunião que acontecerá no CCT entre o doutor Khalil e duas equipes de professores da Mecânica e da agronomia.

Segundo o diretor do CCT, José belo Salgado Neto, o doutor Khalil vai discutir objetivamente sobre as dúvidas que têm os professores da Universidade sobre o cículo do aproveitamento da mamona, incluindo o processo de extração do óleo, bem como a importância de seus resíduos.

Esta iniciativa faz parte do projeto de pesquisa que será apresentado CTPETRO. Será elaborado por professores do Centro de Ciências Agrárias – CCA do Curso de Engenharia Mecânica, com a participação também do Tecmar. E no próximo mês de fevereiro será apresentado no FINEP para avaliação e aprovação.

De acordo com os coordenadores, o projeto constitui-se na mistura e testes com o Biodiesel, que é na verdade, a associação do óleo diesel (80%) com o óleo extraído da mamona (20%). A iniciativa tem o total apoio do reitor Waldir Maranhão que também estará presente no evento, onde na oportunidade dirá aos presentes como se dará a implantação do projeto e onde funcionará a sua sede. As informações são da assessoria de comunicação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.