Japoneses poderão criar cebola que não faz chorar

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

Pesquisadores japoneses identificaram uma enzima nas cebolas que faz homens e mulheres chorarem.

A descoberta pode ser o primeiro passo em direção a uma cebola geneticamente modificada que tenha o mesmo sabor da original, mas que não produza lágrimas quando cortada na hora do preparo.

"Descobrimos uma nova enzima na cebola indispensável para a formação do fator lacrimejante- o composto que induz às lagrimas", disse hoje Shinsuke Imai, da empresa House Foods Corporation, em Chiba, Japão.

A enzima é responsável pela produção de uma substância química irritante que produz as lágrimas. Mas Imai e sua equipe suspeitam que outros compostos dêem às cebolas seu sabor característico.

Os cientistas, que apresentaram os resultados na revista Nature, planejam agora mais estudos para determinar a função da enzima na produção do sabor.

Eles acreditam que uma cebola transgênica que não produza a enzima, mas que tenha o mesmo sabor da original, pode ser a resposta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.