Cientistas descobrem enzima que faz cebola gerar lágrimas

Reuters

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

LONDRES - Cebolas que não transformam cozinheiros em bebês chorões podem estar em breve no cardápio.

Cientistas japoneses identificaram uma enzima presente nas cebolas que produz a substância que faz homens e mulheres chorarem. Esse poderia ser o primeiro passo em direção a uma cebola geneticamente modificada que tenha o mesmo sabor agradável, mas que não produza rios de lágrimas quando cortada na hora do preparo.

- Nós descobrimos uma enzima na cebola indispensável para a formação do fator lacrimejante, o composto que induz às lagrimas - disse nesta quarta-feira Shinsuke Imai, da empresa House Foods Corporation, em Chiba, Japão.

A enzima é responsável pela produção do composto químico ácido e irritante que produz lágrimas. Imai e sua equipe acreditam que outros compostos dão à cebola seu sabor característico.

Os cientistas, que relataram suas descobertas na edição desta quinta-feira da revista científica britânica 'Nature', estão planejando mais estudos para determinar o papel da enzima na produção de sabor.

Eles acreditam que uma cebola geneticamente modificada que não produza a enzima, mas que tenha o mesmo sabor, possa ser a resposta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.