E-mail com a sua cara, e de graça

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

RIO - Personalização é uma coisa que a internet sabe fazer bem. Então, se quase todo mundo tem e-mail, por que não inovar e criar um endereço que tenha mais a ver com você? Acredite, tem muito serviço de e-mail gratuito e pago que lhe dá este direito de escolha.

Por exemplo, você odeia a sua sogra? Então saiba que você pode criar um e-mail personalizado do tipo @odeiominhasogra.com.br. O site incentiva a idéia, lembrando que o serviço é para quem quer ''exteriorizar seus sentimentos e ainda assumir perante os amigos a sua ousadia e coragem''. O webmail oferece 5MB de espaço, respostas automáticas, softwares antivírus e bloqueador de spam. De graça.

O Pmail.com.br é um dos canais mais populares e mais antigos de personalização de e-mails. Lá já existe uma lista de cadastrados por nome - @andrea.com.br, @fabio.com.br, @mariana.com.br e @pedro.com.br, para citar alguns. Você ainda pode criar o seu, gratuitamente. É só enviar uma sugestão aos criadores do site.

Até quem gosta de esportes pode criar uma conta de e-mail personalizado. Por exemplo, no site Fisiculturista.com, os usuários podem cadastrar um endereço eletrônico com o próprio nome para receber mensagens em @fisiculturista.com. De graça, o site oferece 6MB de memória e proteção anti-spam, mas para se cadastrar pode ser complicado: as instruções são todas em inglês. Outro exemplo é o MergulhoMania.com.br, para quem quer ser identificado pelo endereço @mergulhomania.com.br. Só não é gratuito.

Os internautas que estudam astronomia, astrofísica e astronáutica podem assinar um serviço gratuito de redirecionamento no Astronomos.com.br. Funciona assim: você se cadastra, cria o e-mail personalizado e o associa a um e-mail seu já existente. As mensagens passam a chegar como seunome@astronomos.com.br.

Os jovens que gostam de anime – desenhos animados japoneses – podem criar e-mails diversos pelo Anime (http://www.sobresites.com/anime/email.htm), entre eles @rabidpokemon.com e @animanga.net.

Os roqueiros de plantão que querem adotar um endereço seunome@rock.com podem ir direto ao site em inglês Rock.com e preencher o formulário. A comunidade judia, que constantemente é vista em organizador sites e grupos de discussão, também recebe tratamento especial no serviço gratuito JewishMail.com. Só um aviso: está tudo em inglês.

Até quem já percorreu o Caminho de Santiago de Compostela pode criar um endereço eletrônico pessoal no CaminhodeSantiago.com. Na área ''Interatividade Peregrina'', você se cadastra e passa a receber mensagens no @caminhodesantiago.zzn.com.

Aliás, o Zap Zone Network (ZZN.com) é uma boa referência para quem ainda não definiu qual o e-mail ideal para o seu perfil. O servidor de e-mails atende a diversos sites que oferecem cadastro gratuito. Além de e-mails com sobrenome, os usuários encontram até 14 outros temas, como endereços ligados à esportes, música, saúde, negócios e entretenimento, entre outros.

Os serviços de e-mail citados, em boa parte, são gratuitos, mas se você tem um provedor para acessar a internet – linha discada ou banda larga – não custa se informar sobre o serviço de personalização de e-mails. É uma taxa extra que se paga mas, muitas vezes, é tão pequena que vale a pena. É importante lembrar também que os usuários devem ler todos os termos da política de privacidade de cada um dos sites de interesse. Motivo: muitos serviços gratuitos se sentem na liberdade de enviar volumes e volumes de e-mails indesejados. Fique em alerta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.