Garotinho oficializa o apoio do PSB à candidatura de Lula

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

RIO - O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, fez ontem um convite público ao PSB do ex-governador Anthony Garotinho para participação no eventual governo petista.

“A construção do novo País não é tarefa de um partido político, não é tarefa de um presidente”, afirmou Lula, diante de mais de mil militantes e filiados socialistas, reunidos no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

“Na verdade, só vamos conseguir fazer as reformas se juntarmos todas os homens e mulheres de bem do Brasil.”, completou.

Durante o encontro, Garotinho disse que quem não aderir à campanha de Lula à Presidência será expulso do PSB. “Quem do partido apoiar outro candidatura que não seja a sua, será expulso do partido”, disse Garotinho a Lula. O candidato do PSB disse que o partido vai se esforçar para transferir os 15 milhões de votos que recebeu no primeiro turno para Lula. “Aqui não tem meio termo”, disse. “Ninguém vai fazer de conta aqui”, afirmou o ex-governador, que recomendou que os integrantes do PSB trocassem o adesivo “Garotinho 40” por um outro com o slogan: “Sou Garotinho. Agora é Lula”.

DIPLOMACIA - O petista também convidou os socialistas a integrarem a coordenação de sua campanha no segundo turno. “Da parte do PT, queremos de vocês não uma aliança como um projeto de só 15 dias. Queremos que participem da coordenação.” Diplomático, o candidato arrancou aplausos e gritos de apoio com elogios ao PSB e à governadora eleita do Estado, Rosinha Matheus, e a parabenizou por sua vitória. Rosinha enfrentou dura campanha com a candidata do PT, Benedita da Silva, que chegou a chamar a socialista de “cara-de-pau”.

“O ideal, do ponto de vista teórico, seria termos construído a unidade antes da eleição. Eu disse teórico”, afirmou Lula. O petista comparou a iniciativa do PSB de lançar candidato próprio à política do PT, desde sua fundação, de disputar os cargos com seus militantes. Ele chegou a elogiar a decisão dos socialistas de lançar o ex-governador Anthony Garotinho candidato a presidente. “O partido precisa ter referência nacional. Acho que o PSB criou a sua. O PSB, depois desta eleição, nunca mais será o mesmo.”

Ao comentar as notícias sobre a cotação do dólar, Lula afirmou que o governo “tem mecanismos” para controlar a alta do dólar e não pode “ficar brincando de fazer terrorismo econômico. O Brasil tem potencial mas não pode brincar. Já alertei o presidente Fernando Henrique, em junho passado, de que a crise econômica pode ser a bomba do Riocentro no colo do governo”, advertiu o candidato, referindo-se ao atentado ocorrido na década de 80.

O cenário negativo, segundo ele, só será revertido com um governo que passe a negociar “em bases melhores” e consiga retomar o crescimento econômico. Lula falou também sobre a retomada da campanha, na segunda-feira. “É muito viagem, temos oito candidatos do PT e seis candidatos aliados, que estão disputando o segundo turno nos Estados”, comentou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.