Metron lança PCs com Linux para driblar alta do dólar

Valor Online

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

SÃO PAULO - A fabricante de computadores Metron apresentou hoje uma nova família de PCs, servidores e notebooks rodando o sistema operacional Linux. A estratégia da empresa é driblar a alta do dólar para continuar a oferecer produtos baratos e, ao mesmo tempo, competir com o ''mercado cinza'', de computadores montados com peças muitas vezes contrabandeadas.

- Vamos retornar a um dos nossos princípios básicos que é oferecer produtos de qualidade a preços justos - garantiu Leone Picciotto, presidente da Metron.

De acordo com a companhia, as máquinas com Linux vão representar uma redução de 20% no preço final do produto, ou US$ 120, que é o preço médio da licença do Windows. Picciotto, no entanto, ressaltou que as novas linhas vão se juntar às atuais e que a empresa continuará a produzir equipamentos com o sistema operacional da Microsoft.

A nova linha de computadores chega às redes de varejo na primeira semana de novembro. Os equipamentos contarão com o sistema Conectiva Linux em português, além de programas como o Openoffice, jogos, navegador de internet e correio eletrônico. A meta da companhia é vender 20 mil equipamentos com Linux até o final do ano, o que equivale a 10% de sua produção total em 2002.

Para as empresas, a estratégia será deixar a cargo delas a escolha do sistema operacional. Neste mês, a Metron já fechou o seu primeiro contrato para entrega de equipamentos com Linux à rede de móveis Marabraz, que encomendou 1 mil microcomputadores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.